Pense nos vídeos mais chocantes que você viu na internet no último ano. Talvez você tenha assistido à snowboarder que deslizava tranquilamente pela neve quando se viu perseguida por um urso, ou a um sujeito dando um mergulho no mar e descobrindo-se na companhia de um imenso tubarão branco. Não? E o casal de caçadores na África, que tirava selfies com um leão morto quando um outro leão corre em sua direção? Se você assistiu a algum desses vídeos, com certeza ficou com o coração na mão, devido à natureza extrema das situações. No entanto, nenhuma das situações aconteceu realmente – mas não se preocupe, você não foi o único que acreditou.
Para descobrir o que leva um vídeo a “viralizar” na internet, a produtora australiana The Woolshed Company resolveu fabricar vídeos falsos com elementos extremamente populares (basicamente, pessoas em situações inusitadas e/ou perigosas) para ver qual seria seu alcance. Em comum, além das cenas arriscadas, imagens tremidas e áudio impreciso, incluíram elementos que dificultam a distinção entre um vídeo real e um fake. O resultado é o The Viral Experiment, que durante um ano lançou na web vídeos que rapidamente viralizaram, ganhando milhões de acessos e espaço na mídia no mundo todo. Assista ao vídeo abaixo e lembre-se: nem tudo que nossos olhos vêem é real.
https://www.youtube.com/watch?v=ccENfRThXOk