“É como uma praga”: compra de terras por estrangeiros ameaça a paz na Patagônia

Por Redação

Uma casa na vila de Cerro Castillo, em Aysen, na Patagônia, onde novos residentes estão mudando a paisagem e o modo de vida local. Foto: Alamy / The Guardian.

Há seis anos, o governo chileno criou o parque nacional Cerro Castillo, uma vasta área de 138 mil hectares, repleta de glaciares, lagos andinos e picos escarpados que se erguem como uma fileira de “mini Matterhorns”. Agora que o ecossistema maior está protegido, pequenas manadas de huemules em perigo – o animal nacional do Chile – estão fazendo um retorno e espécies invasivas de plantas estão sendo erradicadas.

Mas nos vales estreitos abaixo dos picos, especuladores imobiliários estão dividindo a paisagem em milhares de lotes de meio hectare para venda a quem deseja possuir um pedaço do paraíso.

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O repentino interesse em Cerro Castillo tem feito os preços dispararem. Há vinte anos, as terras ali eram vendidas por tão pouco quanto US$ 500 (R$ 2,4 mil) por hectare. Hoje, o preço está mais próximo de US$ 50 mil (R$ 248 mil), e esse aumento está transformando a cultura e as tradições desta vila de apenas 800 habitantes.

Pequenos agricultores com uma encosta de terra, algumas ovelhas e cavalos agora são milionários apenas no papel, mas lutam para arranjar dinheiro para pagar a gasolina. “As pessoas de Santiago ou estrangeiros vêm aqui como turistas e se apaixonam pela Patagônia”, diz Pedro Aguilar, 57 anos, em depoimento ao jornal britânico The Guardian. Ele nasceu nas proximidades e trabalha em um terreno de uma acre com batatas e beterrabas.

Sentado junto a um fogão de ferro fumegante enquanto toma um mate, Aguilar diz que entende a atração da Patagônia. “É tranquilo, não há poluição. A água – você ainda pode bebê-la, não está contaminada. E temos todos esses belos lagos. Mas novas pessoas chegaram com novos costumes. Sinto que estamos perdendo nossa cultura e os costumes de nossos avós.”

Muitos esquemas de investimento locais estão oferecendo mais de 200 lotes separados, o que significa que a paisagem está sendo dividida como um empreendimento suburbano nos arredores de uma grande cidade. De acordo com a legislação chilena atual, muitas subdivisões com menos de 80 lotes não requerem um estudo de impacto ambiental. No entanto, esses lotes muitas vezes dependem dos recursos municipais, como água, eletricidade e gerenciamento de resíduos. A chegada de centenas de novos vizinhos altera os padrões de tráfego, aumenta o atropelamento de animais selvagens e perturba as tradições de longa data.

“A Patagônia precisa ser habitada. Não é que queremos manter apenas uma população regional de 100 mil pessoas e não queremos mais ninguém. A questão é onde colocamos essas subdivisões”, diz Marcelo Santana, prefeito do município de Río Ibañéz, que inclui a vila de Cerro Castillo. “Precisamos de pessoas no campo, e não se trata apenas de tradições e cultura – também se trata da produção de alimentos e das proteínas que a maioria dos chilenos consome.”

Advogados de grupos ambientais têm lutado por supervisão e fiscalização do governo, argumentando que essas licenças de subdivisão eram destinadas a dividir terras agrícolas, não construir casas em comunidades rurais pitorescas próximas a parques nacionais. Uma lei para abordar essas preocupações está percorrendo o legislativo chileno.

A maioria dos lotes é vendida para residentes da mega cidade do Chile, Santiago, que está a 1.400 km ao norte. E com pouco conhecimento da região, os compradores frequentemente são enganados ao comprar terras sem água, eletricidade ou acesso por estrada. Ao sul de Cerro Castillo, lotes foram vendidos em encostas tão altas que os compradores precisariam fazer longas caminhadas para chegar às suas terras.

“Muitos dos lagos agora estão cercados por proprietários privados que bloquearam o acesso”, diz Gemita Galindo, que administra um pequeno hostel em Cerro Castillo. “É como uma rua de sentido único com cadeados e placas de proibido a entrada.”

Outros empreendimentos próximos a Cerro Castillo buscam equilibrar o respeito à natureza com precauções, como fazer com que todos os proprietários assinem um código de conduta que garante um relacionamento mais ecologicamente responsável com a terra. Esses empreendimentos reservam até 95% das terras para servirem como áreas de conservação, proíbem cães de estimação – que podem atacar o pudu, um cervo em perigo – e proíbem cercas, permitindo assim que a vida selvagem siga as vias naturais de migração.

Por milênios, comunidades costeiras indígenas, incluindo os Selk’nam, prosperaram ao colher moluscos, capturar focas, obter carne de baleias encalhadas e buscar refúgio nas muitas enseadas contra as tempestades do Oceano Pacífico, tão ferozes que os primeiros navegadores espanhóis batizaram a área de Golfo da Dor.

Usando canoas de madeira para se deslocar, esses grupos indígenas acamparam e viveram próximos à costa, mas há poucas evidências de assentamentos profundos no interior da Patagônia do norte, pois a densa vegetação e o solo escasso da região tornavam a caça, a agricultura e a criação de gado quase impossíveis.

No ano passado, cerca de 15 mil pessoas visitaram o parque nacional Cerro Castillo – apenas 40 por dia – mas isso representa um grande aumento em relação à média de duas visitas diárias registradas de 2010 a 2015, quando a área era uma reserva nacional e ainda não um parque. Projeções das autoridades de turismo e estatais sugerem que, até 2030, as visitas anuais a Cerro Castillo, que fica perto de um aeroporto regional, ultrapassarão 50 mil. A Patagônia é consistentemente classificada como um dos destinos de aventura mais populares da América do Sul.

A chegada de centenas de forasteiros a Cerro Castillo desencadeou um debate acalorado: quem são esses recém-chegados? Por que eles de repente querem viver no fim do mundo? É possível conciliar boas intenções com boas ações?

“Não há mais espaço para pastar animais”, diz Pedro San Martin, um proprietário de terras de longa data. “Tenho que comprar carne congelada. E até carne de outros países! Ninguém mais planta nada. Eles fazem uma ligação telefônica e têm batatas.”

Macarena Soler, fundadora da organização ambiental sem fins lucrativos Guete Conservación Sur, diz que o perigo é que “a identidade local e a cultura local são muito vulneráveis a se tornarem um espetáculo folclórico para o consumidor e não uma preservação genuína da tradição, do conhecimento e da cultura”.

Para muitas pessoas que vivem na região há muito tempo, o boom imobiliário tem parecido uma invasão. “Fomos perseguidos por um forasteiro zangado que gritou conosco. Ele estava gritando que estávamos em sua propriedade”, conta Edith Aguilar, que trabalha na companhia de água local em Cerro Castillo. O homem estava acompanhado por dois cães e segurava uma espingarda. “Estávamos com crianças”, diz Aguilar. “Fomos embora rapidamente e nunca mais voltamos.”

Com seu marido, Aguilar ajudou a organizar um festival cultural para reviver e promover artesanato local, incluindo tecidos de lã das muitas ovelhas que outrora povoavam esses vales. “Hoje, as pessoas jogam fora a lã. Elas não sabem como fazer nada”, diz ela. Ela está ciente de que pessoas como ela serão deixadas de lado a menos que abracem o turismo. “Forasteiros com visão vão investir e ganhar dinheiro”, diz ela. “A questão é: por que não fazemos isso?”

Graças aos esforços coordenados do governo chileno e iniciativas privadas como as lideradas pelos conservacionistas Doug e Kris Tompkins, uma cadeia de 17 parques nacionais criou a espinha dorsal da conservação a longo prazo na Patagônia chilena. Formado ao longo dos últimos 25 anos e conhecido como a Rota dos Parques, esse plano de conservação inicialmente foi altamente controverso. Muitas pessoas locais temiam que a terra fosse trancada e que elas fossem excluídas.

Mas, à medida que fazendas de ovelhas foram à falência e minas de ouro fecharam, as amplas áreas protegidas passaram a ser vistas como âncoras econômicas a longo prazo, proporcionando a alguns uma renda com o turismo, ao mesmo tempo em que servem de refúgio para espécies nativas que buscam abrigo da invasão humana na Patagônia. Equilibrar a integridade ecológica da Patagônia com o respeito à cultura tradicional em meio a um boom turístico é um desafio que os defensores do meio ambiente entendem que precisa ser enfrentado agora.

“É como uma praga. Todo mundo está vendendo as fazendas. Eles querem muito dinheiro rapidamente. Então, alguém lhes paga US$ 100 mil ou US$ 200 mil. Isso é uma epidemia. Estamos vendo isso em todos esses lugares [em toda a Patagônia]”, diz Cristián Ugarte, um recém-formado na faculdade, que há dois anos criou o Vista Baker, um projeto imobiliário com 69 lotes várias horas ao sul de Cerro Castillo, perto da cidade de Puerto Bertrand.

Ugarte diz que lançou o Vista Baker como uma tentativa de combinar estratégias de restauração ambiental em um terreno com uma pequena comunidade de novos proprietários de terras. De acordo com seus planos, apenas 40 dos 560 hectares adquiridos serão desenvolvidos. O dinheiro da venda dos lotes é usado para o plantio de árvores nativas, a introdução de práticas de criação de gado regenerativo e a implementação do processo de reflorestamento.

Ugarte diz que sua equipe deliberadamente comprou um terreno que havia sido gravemente danificado pela superexploração e pelo manejo insustentável da floresta. A ideia, segundo ele, é deixar a terra em melhor condição do que quando chegaram.

“Propomos compartilhar esse modelo [com proprietários de terras locais]”, diz Ugarte. “Se eles têm 100 hectares, vendam apenas cinco. Não vendam tudo. Dessa forma, as pessoas locais podem ganhar algum dinheiro e preservar a terra para as próximas gerações.”

Ugarte está ciente de que muitas iniciativas de maquiagem verde e fraudes de terras estão em andamento na Patagônia. Mas ele está confiante de que há uma maneira de acomodar o crescimento populacional inevitável, implementar a restauração ambiental a longo prazo e respeitar o patrimônio cultural de fazendeiros e vaqueiros conhecidos como gauchos.

“Tenho visto pessoas que venderam suas fazendas e agora vivem na cidade”, diz ele. “Elas não têm mais um sorriso no rosto.”

Fonte The Guardian







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