Nos últimos anos, a indústria do bem estar começou a adicionar carvão ativado a bebidas como limonada (a palavra “detox” é uma das promessas da receita). Mas o carvão ativado também está sendo adicionado aos drinques, e alguns chefs estão até incorporando carvão nos alimentos. Em Nova Jersey, nos Estados Unidos, o restaurante Olivella começou a oferecer pizza, macarrão e mussarela fresca com pitadas de carvão ativado, sendo a primeira pizzaria com infusão de carvão do país.

Salvatore Olivella, o chef da Olivella, insiste que o carvão ativado pode ajudar na digestão humana, reduzindo gases e inchaço. E alguns mixologistas juram que o carvão pode reduzir a quantidade de “toxinas” que seu corpo absorve quando você bebe. Essa afirmação, no entanto, não passa no teste de raciocínio crítico de Stevie Smith, uma nutricionista e atleta Ironman. Ela é geralmente cética em relação a qualquer coisa que alega desintoxicar nosso corpo. “Nossos rins e fígado já fazem um bom trabalho nisso”, diz Smith.

+ Por que você não deve usar creme dental de carvão
+ Oito sucos que melhoram a saúde

Obviamente, a maioria de nós provavelmente não bebe drinques pensando na nossa saúde. Então qual é o apelo do carvão ativado em drinques alcoólicos? “Não há benefícios reais de sabor”, diz Josh Seaburg, mixologista chefe de três restaurantes em Norfolk, o hotel recém-inaugurado em Virginia, o Main. É insípido e, se incorporado adequadamente – geralmente por emulsão em xarope – não tem textura. O único benefício real é o tom de preto que ele transmite, o que, Seaburg admite, é bem legal. Mas o carvão não é a única maneira de obter um coquetel ‘gótico’. Seaburg está experimentando corantes orgânicos e gergelim preto, que proporcionam toda uma escuridão.

Você ainda pode experimentar com segurança coquetéis de carvão ativado em casa. Apenas certifique-se de não tomar nenhum medicamento – o carvão pode bloquear a absorção. E não espere que isso mantenha a ressaca sob controle ou limpe seus órgãos cheios de toxinas.

Lanear

(Foto: Whiteface Lodge)

Este drinque com carvão ativado é uma criação do mixologista Zachary Blair.

  • 60 ml de Mezcal com carvão ativado em pó (Misture 1 1/2 colher de chá de carvão com Mezcal até que o carvão esteja completamente dissolvido.)
  • 15 ml de suco de limão
  • 15 ml de xarope de baunilha
  • 60 ml de suco de abacaxi

Encha uma coqueteleira com gelo. Adicione todos os ingredientes ao agitador, agite bem e coe a mistura em uma taça.