O médico salienta os principais fatores para o surgimento da dor lombar, que vão desde má postura ao sedentarismo. Além disso, a dor nesta região do corpo engloba ainda a execução errônea de algumas angulações do corpo durante a atividade física. Para isso, a atenção à coluna vertebral e a prática regular de exercícios, como caminhadas, podem evitar o problema.
Leia Mais:
+ 8 posições de yoga para alongar a lombar
+ 5 exercícios para evitar dor nas costas
Em caso de a dor persistir, limitando atividades do dia a dia, a melhor recomendação é procurar um médico para analisar o problema. “O paciente vai encontrar o profissional adequado com segurança para fazer a consulta, uma vez que as clínicas adotaram uma agenda com intervalo maior entre os atendimentos, distanciamento nos assentos, além de outras medidas durante a pandemia.
Muitas pessoas ignoram essas orientações, fazendo uso da automedicação como paliativo. O uso de anti-inflamatórios, por exemplo, prática muito comum entre as pessoas, pode, segundo o médico, levar a riscos graves na saúde do paciente, como sangramento ou gastrite.
Já pacientes oncológicos, de acordo com o ortopedista, devem redobrar a atenção para os incômodos na região da coluna, visto que existe na literatura médica a chamada “bandeira vermelha”, um conjunto de sinais, como dor persistente e forte na região, seguida de febre ou emagrecimento súbito, que pode indicar outros agravamentos. A melhor dica continua sendo procurar o seu médico!