O grupo SBF, que é dono da rede de lojas varejistas Centauro, comprou, hoje (06), a operação da Nike no Brasil. Agora, ela se torna a distribuidora exclusiva de produtos da marca — online e física — por dez anos.

+ 5 tênis de corrida de rua testados pela Go Outside
+ Os maratonistas estão ficando mais rápidos ou são os tênis?

O valor negociado está sujeito a ajuste, mas gira em torno de R$900 milhões, conforme informou o grupo em um anúncio feito ao mercado financeiro. A compra diz respeito ao estoque das lojas no país, mas não à propriedade intelectual.

Agora, o SBF atuará como uma holding, dona de duas unidades de negócios separadas. Por enquanto, a Nike ainda será distribuída a outras lojas varejistas. Mas as coisas ainda não estão claras.

Dono da Centauro compra Nike no Brasil

Desde 2017, a Centauro já tem um contrato preferencial com a Nike. Os produtos sempre chegavam primeiro nas lojas da rede do que nas concorrentes.

“Nos últimos anos, fizemos uma série de investimentos em diversas frentes e, principalmente, em tecnologia e multicanalidade, o que nos possibilitou avançar expressivamente no nosso setor e nos transformar em uma plataforma do esporte. Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de servir ainda mais a comunidade esportiva por meio de uma marca tão poderosa. Seguimos comprometidos com a missão de aprimorar o ecossistema do esporte no nosso país através de diferentes caminhos e modelos de negócios”, disse Pedro Zemel, presidente do SBF, em comunicado.

Vale lembrar que os tênis da marca tiveram um boom de vendas nos últimos tempos, depois de uma recolocação da mesma entre os corredores.