6 dicas para melhorar a sua corrida na esteira

Por Justin Young, para a Outside USA*

6 dicas para melhorar a sua corrida na esteira - Go Outside
Foto: Shutterstock

A corrida na esteira não é para qualquer um. Ela requer um certo tipo de foco mental para correr quilômetro após quilômetro, sem variação no terreno, sem cenário para se envolver. No entanto, correr na esteira pode ser uma ótima ferramenta que permite um esforço consistente em um ambiente confiável e com clima neutro. Veja algumas dicas para melhorar os seus treinos:

+ Muito frio para correr? Como fazer da esteira uma grande aliada
+ 6 planilhas de treinos de corrida na esteira
+ 4 treinos na esteira para todos os níveis de corredores

6 dicas para melhorar a sua corrida na esteira

1. Encontre uma esteira que pareça precisa e fique com ela
Se você for a uma academia e se deparar com uma variedade de esteiras, não será capaz de calibrar todas as máquinas disponíveis. Mas você pode tentar permanecer o mais consistente possível com a esteira que usa, para conseguir avaliar o progresso de uma corrida para a próxima. Se uma esteira está perfeitamente calibrada não é o que realmente importa. O que importa é esforço e consistência em um tipo de máquina que você já usou anteriormente e, portanto, tem uma base de medição para referência.

2. Nivele sua máquina
Se você tiver uma esteira em casa, verifique se ela está nivelada e não inclinada para baixo ou para cima, mesmo que ligeiramente. Talvez mais importante, certifique-se de que está nivelada nas laterais e não inclinada, mesmo que ligeiramente, para a esquerda ou para a direita. Se for, essa leve inclinação pode levar a lesões inesperadas – como uma panturrilha que precisa trabalhar muito para manter o equilíbrio. Após 10.000 passos, mesmo uma inclinação modesta pode levar a uma lesão grave.

+ Como fazer a transição da esteira para a corrida ao ar livre
+ Por que correr na esteira parece mais difícil do que ao ar livre?

3. Coloque um espelho na sua frente
Parece narcisista, nós sabemos. Mas ver a si mesmo correndo ajuda a manter uma melhor consciência de sua forma e, assim, controlar sua fadiga. Seus braços estão se movendo para cima e para frente no final de uma corrida longa? Você está cerrando os punhos ou forçando o rosto e desperdiçando energia? Sua cabeça está alta e seus olhos para cima, em vez de se inclinar para a frente, olhando para o chão? Observar seu movimento pode permitir uma melhor consciência corporal e mantê-lo mais relaxado, o que o ajuda a correr com eficiência e a minimizar a fadiga. Estar ciente de suas tendências é o primeiro passo para ajudá-lo a superá-las – e quando a corrida chegar, você estará mais bem preparado, tendo estabelecido melhores hábitos e desenvolvido resistência postural.

4. Use um ventilador
Muitas vezes você ouvirá que a esteira não oferece a resistência natural ao vento que você sente ao correr ao ar livre. Talvez isso seja verdade. Mas você pode compensar isso colocando um grande ventilador industrial para fornecer alguma resistência artificial ao vento. Com um potente ventilador à sua frente, é possível simular o efeito de uma menor resistência do vento. No entanto, não é crítico que você imite perfeitamente as condições externas; em vez disso, o que mais importa é o esforço. Se você estiver correndo com esforço, seu condicionamento físico geral melhorará como resultado.

5. Crie consistência em tempo run e corridas longas
Todo mundo sabe que um dos aspectos mais importantes de um bom segmento de treinamento é a consistência. Adivinha? A esteira está sempre disponível e sempre exatamente onde estava antes. Você pode medir o progresso com mais eficiência porque tem um ambiente consistente na mesma máquina (ou similar).

+ Quando usar a esteira ao treinar para uma corrida?

Um ambiente consistente permite uma programação consistente. Você pode planejar melhor. Por exemplo, corridas longas não são tão imprevisíveis. Sem parar nos semáforos. Não se preocupe com tráfego ou condições escorregadias. Sem temperaturas ou terrenos muito flutuantes. Não há necessidade de medir seu curso ou marcar quilometragem. Não colocar garrafas de água a cada 5 km. Está tudo lá para você; você sempre pode obter seus fluidos e obter a prática de que precisa bebendo-os.

As tempo runs são, talvez, ainda mais críticas para serem executadas em um ambiente consistente porque você pode medir seu progresso com muito mais precisão. É difícil conseguir condições semelhantes lá fora; uma semana pode estar quente e na semana seguinte está ventando. É difícil saber onde está o seu progresso se as condições variam tão dramaticamente. A esteira permite que você saiba exatamente onde você está dentro do seu segmento de treinamento. E, semelhante às corridas longas, você pode praticar a ingestão de líquidos no ritmo da corrida – o que, como todos sabem, não é particularmente fácil.

6. Vá com calma
Não corra demais quando não deveria. As execuções de recuperação destinam-se a fazer exatamente isso: serem fáceis e permitirem a recuperação. Quando você quiser realmente fazer uma corrida de recuperação, defina esse ritmo para algo super lento e ligue a TV ou alguma música e saia da zona. A esteira permite que você defina um ritmo e mantenha-o sem se preocupar e sem o típico ritmo lento enquanto você se aquece e perde o foco. Há um enorme valor em simplesmente correr fácil.

*Matéria originalmente publicada na Outside USA em 2020







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo