14 dicas de atletas experientes para iniciantes no triatlo

Por Bethany Mavis, da Triathlete/Outside USA

iniciantes no triatlo
Foto: Freepik

Triatletas experientes compartilham seus melhores conselhos para iniciantes no triatlo ou novos atletas de qualquer idade ou nível.

+ Como atrair mais mulheres para o triatlo, de acordo com elas mesmas
+ Os segredos das corredoras mais rápidas do triatlo

Para um iniciante, o triatlo é diferente de qualquer outro esporte. Sim, claro, você precisa dominar várias disciplinas, gerenciar uma quantidade enorme de equipamentos e descobrir como fazer suas pernas pesadas se moverem depois de sair da bicicleta – esses são desafios únicos. Mas o que realmente coloca o triatlo em uma categoria própria é a atitude acolhedora dos triatletas em relação aos novatos.

“O triatlo não é só sobre vencer – é sobre participar [e] nos desafiarmos por muitas razões diferentes”, diz Missy LeStrange, integrante do Hall da Fama da USA Triathlon, que venceu sua categoria no seu 34º Ironman World Championship em 2024. “Triatletas têm todas as idades, tamanhos, habilidades e origens, e as provas são mais divertidas dessa forma. Então, como dizem, ‘quanto mais, melhor’.”

Observe qualquer linha de chegada de um triatlo, e você verá essa atmosfera inclusiva e positiva em exibição. Então, embora o esporte possa parecer mais intimidador do que outros à primeira vista, se você der uma chance, experimentará a incrível camaradagem e cultura (e talvez fique viciado!).

Para aumentar suas chances de sucesso em sua primeira prova, siga os conselhos e a sabedoria de três experientes triatletas amadores – que acumulam juntos 85 anos de experiência no triatlo – e descubra as melhores dicas para iniciantes e novatos no esporte.

14 dicas para iniciantes no triatlo

Após conversar com triatletas experientes, encontramos 14 dicas essenciais para iniciantes no triatlo. Aqui está o que os veteranos gostariam que os novos triatletas soubessem.

1. Faça perguntas

Qual é o assunto favorito de um triatleta? Sim, triatlo. Não tenha medo de perguntar a qualquer pessoa que já competiu em uma prova ou que trabalha em uma loja especializada em triatlo. “Todos sabemos que foi um grande desafio dominar três disciplinas diferentes”, diz Kevin Fergusson, veterano do esporte há 33 anos e múltiplo campeão mundial do Ironman, da Austrália. “Quando alguém novo aparece, todo mundo fica ansioso para compartilhar o que aprendeu.”

2. Torne a experiência divertida

Comece com provas curtas e descontraídas para testar seu equipamento, melhorar suas transições e ganhar experiência. “Faça da sua primeira prova algo divertido”, diz LeStrange.

Comece localmente, comece pequeno, comece com amigos, comece e termine com um sorriso.

3. Junte-se a uma assessoria ou clube de triatlo

“Você permanecerá no esporte por mais tempo e sempre encontrará alguém para treinar com você”, diz Fergusson. LeStrange concorda – nos anos 1980, ela entrou para uma equipe de natação, uma equipe de ciclismo e um clube de corrida. Além de fazer amizades com pessoas que compartilhavam seu interesse, ela aprendeu as regras e nuances de cada esporte, o que a fez se sentir mais segura e confiante no triatlo.

4. Esteja preparado

Um pouco de pesquisa faz toda a diferença. Antes da prova, leia o site ou o guia do atleta para se familiarizar com o percurso, as condições climáticas típicas, a nutrição oferecida no percurso e o cronograma do evento.

Assista a vídeos no YouTube para aprender a trocar um pneu furado e leve pneus e ferramentas sobressalentes. Embale roupas extras para caso haja vento ou chuva. Ao chegar ao local da prova, explore o percurso.

“Às vezes, os percursos não estão bem sinalizados e pode não haver voluntários suficientes para guiá-lo em todas as curvas”, diz LeStrange. “Dirija ou pedale pelo percurso antes da prova.”

Defina algumas metas e estabeleça expectativas realistas com base em um bom tempo para iniciantes.

5. Compareça à reunião pré-prova

Os organizadores realizam briefings que cobrem regras de segurança, horários da área de transição e detalhes do percurso. “Seja sua primeira prova ou sua 100ª”, diz LeStrange, que já competiu em mais de 225 eventos, “sempre participe das reuniões para aprender o que pode e o que não pode em cada local de prova.”

6. Posicione-se corretamente na natação

Sempre se posicione no lado oposto ao da sua respiração, diz Fergusson. Por exemplo, se você respira pelo lado esquerdo, comece do lado direito do grupo. “Isso facilita encontrar água livre quando você está sendo empurrado por todos os lados”, ele diz.

Se a largada for feita por tempo estimado (self-seeded), alinhe-se próximo ao seu tempo real de natação – isso evitará que nadadores mais fortes passem por cima de você. Respire fundo enquanto espera sua vez de começar a prova.

7. Encontre seu ritmo na natação

Com toda a adrenalina e nervosismo da largada, tente manter seu ritmo sob controle. “Você não pode vencer ou perder a prova na natação”, diz Tim Bradley, campeão mundial amador no Ironman e no 70.3. “Entre no ritmo e fique confortável – você não quer se empolgar demais na água.”

8. Pratique as transições

Mudar de um esporte para outro pode ser a parte mais estranha para os iniciantes, mas tudo se resume a planejamento e prática. “Saiba a ordem das coisas e tenha certeza de que tem todo o seu equipamento”, diz LeStrange.

9. Não negligencie os treinos combinados

Correr depois de pedalar pode parecer a última coisa que você quer fazer, mas esses treinos (bricks) são fundamentais para a adaptação do seu corpo. “Ter a capacidade de correr bem após o ciclismo é um grande benefício”, diz Bradley.

10. Não tenha pressa na manhã da prova

“Chegue cedo – muito cedo”, diz Bradley. Sempre leve em conta imprevistos como problemas com equipamentos, calibragem de pneus, estacionamento e filas para o banheiro químico.

11. Desenvolva habilidades no ciclismo

Fergusson dá um conselho específico: “Não faça uma curva fechada para a esquerda com o pedal para baixo – ele pode raspar no asfalto e te derrubar.”

12. Seja vocal no percurso de ciclismo

Sempre anuncie sua intenção ao ultrapassar. “Grite ‘à sua esquerda!’ antes de fazer a ultrapassagem”, diz LeStrange, “e nunca ultrapasse pelo lado direito (em provas fora de lugares onde há mão inglesa).”

13. Supere os primeiros metros da corrida

“No início, você se sentirá meio travado, mas tente não se concentrar nisso”, diz LeStrange. “Continue repetindo para si mesmo: ‘Vai melhorar, vai melhorar’, e depois de um ou dois quilômetros, você estará no seu ritmo normal.”

14. Você nunca é velho demais

Há muitos exemplos de triatletas competindo aos 70 e 80 anos, incluindo LeStrange. “Ainda estamos nos divertindo nas competições, só não somos tão rápidos quanto antes”, ela diz. “A idade não é um obstáculo no triatlo – mas uma atitude negativa pode ser.”