O Rocky Mountain Games está chegando e promete agitar a região da Serra da Mantiqueira. No dias 3 e 4 de agosto o festival acontece em Campos do Jordão – SP com atividades e competições que celebram a cultura outdoor e de montanha. Aberto ao público, o Rocky Mountain Games terá provas esportivas para atletas amadores e profissionais de trail run, corrida uphill, mountain bike e ciclismo de estrada. Os competidores poderão ganhar prêmios em dinheiro que totalizam mais de R$ 30 mil.

Conversamos com o atleta José Virginio de Morais, corredor de trail run desde 2008 e um dos maiores nomes do esporte nacional sobre como é correr na região e dicas de trilha para treinar na região, que é um dos seus refúgios de treinos e provas.

+ Confira as provas e prêmios do Rocky Mountain Games
+ Confira as altimetrias de todas as modalidades do Rocky Mountain Games

José Virginio vai competir na provas de 25 km do Rocky Mountain Games, um percurso que promete “entregar” uma prova memorável. Para o atleta, a Serra da Mantiqueira é repleta de desafios e de trilhas das mais diversas complexidades. “A beleza e dificuldades andam lado a lado, o Rocky Mountain Games, foi muito feliz na escolha do local do evento para 2019”, disse.

Quando se trata de Serra da Mantiqueira, as trilhas sugeridas por José Virginio são as da Pedra do Baú, Bauzinho, Chico Bento. “Estas são as que mais me desafiam para estar bem para as provas na Serra.”, conta o atleta.

Outra dica do Jose Virginio é o período do ano para se correr na região. “Mesmo que no tenha temperaturas bem baixas, ainda trata-se do melhor momento para explorar a serra. No verão, as altas temperaturas ocasionam grandes tempestades deixando as trilhas muito perigosas.”

Para o corredor, a grande dica para o debutante em trilhas é saber entender a modalidade trail run, em todos os quesitos desde conceitos, filosofia e regras da modalidade e da natureza. “É preciso ter um professor para uma melhor orientação dos conceitos da modalidade.”