6 dicas de equipos para os amantes do ultraleve

Por Alexandre Versiani*

ultraleve
Foto: Jacob Lund / Shutterstock.

O movimento ultraleve (ou ultralight) ganhou força nos anos 90, quando Ray Jardine e outros aventureiros começaram a percorrer grandes trilhas com muito pouco nas costas.

A filosofia pegou e desde então “ultralight” tornou-se um termo comum para descrever mochilas, barracas, sacos de dormir e outros equipamentos bem mais leves do que os padrões tradicionais.

Veja também
+ Como é a vida em um dos lugares mais remotos da Terra
+ Por que deixo meu filho brincar livremente no outdoor
+ 3 das mais incríveis aventuras noturnas da Terra

Reunimos abaixo alguns produtos que te permitem ir mais longe com menos peso.

Ciclismo

Foto: Reprodução.

Um dos primeiros pontos a se pensar na redução do peso é a barraca. O modelo Cycling Ultralight, da NatureHike, é pensado no cicloviajante e não monopoliza o alforje. Compacta e resistente, ela encara as intempéries do tempo e conta com espaço para apenas uma pessoa. A praticidade de montar e desmontar faz com que o equipamento seja usado também por montanhistas e escaladores em bivaques. Seu peso é de 1,5 kg sem o foot print.

Trail run

Foto: Reprodução.

Na performance do trail run cada grama conta. Um colete proporciona maior liberdade de movimento em terrenos irregulares e subidas íngremes. Melhor ainda se for ultraleve. Famosa por suas mochilas e sistemas de hidratação, a CamelBak possui o Trail Run Vest 7L, projetado para as corridas de trilha distribuindo o peso de maneira organizada e equilibrada. Pesando 160 gramas vazio, ele é feito de materiais respiráveis e permite que o corredor acesse rapidamente itens essenciais como água, alimentos e equipamentos de segurança, sem que se precise diminuir o ritmo.

Escalada

Foto: Reprodução.

No boulder, as quedas são inevitáveis. Saber que há um crashpad embaixo proporciona uma sensação extra de segurança e permite que o escalador se concentre melhor nos movimentos e na técnica. Este modelo da Alto Estilo é dobrável e equipado com alças para facilitar o transporte, sendo ideal para aqueles que gostam de explorar picos distantes e remotos. Com seus 6,2 kg, ele pode ser usado até como sofá durante o rolê e conta com tecnologia de ponta para melhor absorção do impacto.

Camping

Foto: Reprodução.

Sacos de dormir ultraleves geralmente são projetados com materiais como pluma de ganso, que garantem isolamento térmico e baixo peso. O modelo Ultralight CWZ400, da NatureHike, pesa menos de 1 kg e foi pensado originalmente para os peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela. Ele aguenta confortavelmente temperaturas de 7ºC, mas seu limite é 2ºC. Compacto, também é fácil de guardar e deixa espaço na mochila para outros itens essenciais, como alimentos, água e roupas.

Corrida

Foto: Reprodução.

Tênis ultraleves são a tecnologia de ponta das principais marcas da corrida e têm ajudado corredores a baterem recordes pessoais. 100% fabricado no Brasil, o modelo Ultraleve Feminino é o peso pena da Olympikus, com apenas 130 gramas. Além da leveza, promete flexibilidade e conforto durante as pisadas, diminuindo a sobrecarga nos músculos das pernas e permitindo que o corredor imprima um ritmo mais rápido com menos esforço em longas distâncias.

Mochila

Foto: Reprodução.

O modelo Speed Lite 17, da Deuter, é ideal para o bate-volta em trilhas e para o uso descontraído em ambientes urbanos. Com seu design minimalista, comporta um sistema de hidratação de até 2 litros e oferece um compartimento principal de fácil acesso. A linha Speed Lite reúne as mochilas mais leves da Deuter para o trekking, proporcionando ampla liberdade de movimento e distribuição de carga graças ao formato em “U” de sua estrutura de Derlin.

*Matéria originalmente publicada na Go Outside 183