Dicas de caminhada para iniciantes

Por Redação

dicas caminhada
Foto: Shutterstock.

De manhã cedo, depois do almoço, à noite, para definir ou relaxar, é sempre saudável fazer uma caminhada. Os inúmeros benefícios incluem: melhora da capacidade cardiorrespiratória e resistência muscular das pernas, redução dos níveis de colesterol e triglicérides, diminuição da gordura corporal quando acompanhada de uma alimentação balanceada, e ainda o retardo dos efeitos da osteoporose. Confira as dicas para uma caminhada mais fácil.

Leia também

+ Corrida ou caminhada: o que é melhor para emagrecer?

+ Planilha de caminhada e corrida para iniciantes

Dicas de caminhada:

Qual o ritmo ideal?

O ideal é começar em um ritmo mais lento, respeitando os limites do corpo, e aumentar a intensidade das passadas aos poucos, sempre respeitando o ritmo do seu organismo, até que se consiga caminhar vigorosamente por no mínimo 45 minutos, três vezes por semana.

Que sapato eu escolho?

O tipo de tênis usado na caminhada é tão importante quanto o usado na corrida. Sua pisada pode ser neutra, pronada ou supinada, e precisar de estruturas específicas. Para evitar possíveis torções, é recomendável usar um tênis confortável, leve e de preferência com algum tipo de amortecimento.

E se não tenho tempo?

Mesmo quem não mora próximo de um parque ou de uma praça – ou não tem tanto tempo para praticar a atividade –, pode se beneficiar com mudanças de hábitos simples. Deixe o carro na garagem, vá até a padaria andando ou opte pela escada ao invés do elevador. Estudos mostram que o exercício cumulativo promove praticamente os mesmos benefícios que o exercício contínuo. Então, não há desculpa: quem não tem tempo pode fracionar a caminhada em pequenas doses durante o dia.