3 dicas básicas de como guiar a alimentação para treinos

Por Aaron Gulley

3 dicas básicas de como guiar a alimentação para treinos
Imagem: Ella Olsson/Unsplash

Uma boa alimentação é mais do que uma necessidade básica para quem deseja focar nos treinos. Alimentar-se corretamente é a arma secreta de muitos atletas campeões – e pode ser o grande obstáculo que está emperrando seu desempenho.

Mas lembre-se: não há receita mágica para o desempenho perfeito, porém um sólido entendimento da qualidade daquilo que você ingere pode significar ganhos imensos.

Leia mais

+ 6 superalimentos poderosos para a sua saúde e performance

+ Os falsos alimentos saudáveis: você não vai acreditar nessa lista

Veja três dicas básicas de como guiar a sua alimentação para uma melhor performance nos treinos:

1. HAJA COM REGULARIDADE

A melhoria número 1 que os atletas podem fazer em sua dieta é estruturar a alimentação. Estudos já ligaram alimentação regular com níveis mais consistentes de açúcar no sangue, colesterol mais baixo e aumento de massa magra.

Receita do sucesso: Planeje três refeições por dia e dois lanches entre elas.
Coma a cada três ou quatro horas para manter a fome sob controle.

2. SIMPLIFIQUE

“Comer bem não significa sofrer privações”, diz Leslie Bonci, diretora de nutrição esportiva da Universidade de Pittsburgh. “Em vez de contar cada caloria, foque nas grandes necessidades – proteínas, carboidratos e gorduras.”

Receita do sucesso: Divida cada refeição em três partes. A primeira deve ser de proteína, como frango ou peixe, a segunda, frutas e vegetais, e a terceira, grãos.

3. NÃO SE ENTUPA

“Muitas pessoas usam o exercício como passe livre para comer o que quiserem”, diz a nutricionista Kelli Jennings, da Apex Nutrition, no Colorado. “Exercícios deveriam complementar sua dieta, e não sabotá-la.”

Receita do sucesso: Kelli sugere uma distinção entre a alimentação diária e a nutrição para treinamento, com ênfase em calorias de desempenho nos dias em que você treina e uma alimentação saudável e integral nos dias sem treino.

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de dezembro de 2011)