O espanhol Ion Izagirre (Cofidis) acelerou em um break de oito pilotos e deu uma escapada 30 km para a segunda vitória de sua carreira na etapa do Tour de France desta quinta-feira (12).
+ Tour de France 2023: saiba onde assistir ao vivo
+ O Tour de France já está na metade. Aqui vão 5 histórias que você possa ter perdido
+ Tour de France 2023: tudo o que você precisa saber sobre a 110ª edição
Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) ultrapassou o talento americano Matteo Jorgenson (Movistar) e levou o segundo lugar depois de uma etapa bombástica pelas estradas sinuosas e montanhas médias, em um percurso de 169 km.
A vitória de Ion Izagirre na 12ª etapa é a segunda para a Cofidis, depois que a equipe francesa passou 15 anos sem vencer no grande Tour do seu país.
“Tem sido incrível”, disse um radiante Izagirre. “Viemos aqui com a intenção de ganhar uma etapa. Queríamos tentar ficar entre os dez primeiros também. Temos duas vitórias e Guillaume [Martin] também está fazendo um ótimo Tour. Então está tudo indo como planejado.”
“Tentei entrar no break durante todo o Tour até agora, mas hoje consegui. Eu queria fazer o melhor disso. Trabalhamos muito bem hoje o dia todo. Na última subida eu estava me sentindo muito forte. Fiquei para trás, mas depois consegui sair na frente e apenas segurei a vitória.”
Ver essa foto no Instagram
Jorgenson disparou vários ataques depois que Izagirre se afastou, tentando em vão se livrar de um grupo de perseguição ineficiente. Ele finalmente escapou com Burgaudeau com aproximadamente 4 km restantes e lutou por uma colocação no pódio.
Para o jovem de 24 anos, o terceiro lugar é o melhor resultado da carreira no Tour de France e um marcador de sua meteórica trajetória ascendente.
Thibaut Pinot (Groupama FDJ) foi um dos perseguidores que não conseguiu pegar Izagirre. O francês foi agressivo o dia todo e, embora não tenha sido recompensado com uma vitória na etapa, ele vê consolo em subir para o top 10 no GC.
Ranking geral
Os favoritos Jonas Vingegaard e Tadej Pogačar terminaram juntos no pelotão, quatro minutos atrás do vencedor da etapa e ainda separados por apenas 17 segundos. Assim, o top 3 do ranking geral continua o mesmo.
Isso pode mudar significativamente nos próximos dias, no entanto, com a chegada de um trio de etapas de grande sucesso nos Alpes.
Confira o ranking aqui.