Dia internacional do ciclista: 5 documentários para comemorar

dia internacional do ciclista
Reprodução: Sunday in Hell

Em 15 de abril se comemora o Dia Internacional do Ciclista. A data não é única: a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) instituiu o dia 8 de dezembro como a data oficial do Ciclista, pois é o dia da padroeira dos ciclistas, Madonna Del Ghisallo. 

>> Siga a Go Outside no Instagram

Além disso, no Brasil, desde 2017, o Dia do Ciclista é celebrado no dia 19 de agosto, em todo o país. A data de 19 de agosto foi escolhida para homenagear o biólogo e ciclista brasiliense Pedro Davison, que foi vítima da violência no trânsito em 2006, no Distrito Federal. 

+ Coronavírus: distância segura para pedalar pode ser de até 20 metros
+ Lance Armstrong pede união dos ciclistas 
+ Com 4.800 km, Race Across America 2020 será virtual

Em 2020, o Dia internacional do ciclista é um pouco triste: com a pandemia de coronavírus, boa parte do mundo está em isolamento social, quarentena ou lockdown completo. Em muitos países, no momento, sequer fazer um passeio de bicicleta na vizinhança está permitido. Contudo, mesmo um ciclista sem bicicleta não deixa de ter o mesmo amor pelo esporte e pelo estilo de vida.

Comemore o Dia Internacional do Ciclista mesmo de casa. Selecionamos 5 documentários de ciclismo que todo apaixonado pela bike deveria ver: 

A Sunday in Hell

Este filme dinamarquês é um clássico absoluto. Conta a icônica Paris-Roubaix de 1976, com nada menos que Eddy Merckx, Roger De Vlaeminck (vencedor do ano anterior), Freddy Maertens, e Francesco Moser.

 

Hell on Wheels 

O Tour de France de 2003 foi a edição número 100. Este documentário alemão conta como foi a prova do ponto de vista da equipe alemã Team Telekom, com foco no sprinter Erik Zabel.

Overcoming

A partir do ciclista dinamarquês Bjarne Riis, então na equipe CSC, mostra o Tour de France de 2002, com Ivan Basso.

 

Bradley Wiggins: um ano de amarelo 

A temporada de 2012 de Bradley Wiggins foi fantástica e esse documentário mostra isso, da vitória do Tour de France ao contrarrelógio dos Jogos Olímpicos.

 

Cadel Evans: a estrada para a glória

Produzido pela ESPN, este filme mostra a trajetória do australiano Cadel Evans, um mountain biker que se converteu ao ciclismo de estrada e venceu o Tour de France de 2011.