O Dia da Terra é celebrado mundialmente em 22 de abril. Em 2020, chega ao seu 50º aniversário. A iniciativa anual para conscientizar sobre o meio ambiente e inspirar ações de conservação, acontece no meio de uma pandemia mundial que colocou boa parte da população mundial fechada em casa.
>> Siga a Go Outside no Instagram
Ainda assim, é possível fazer muito nesta data. Muitas iniciativas mudaram para o ambiente digital.
O aplicativo Earth Challenge 2020 permite aos usuários tirar fotos e fazer uploads para fornecer dados locais sobre questões ambientais essenciais, como a qualidade do ar ou a poluição de plásticos. Ele foi criado com apoio da Earth Day Network, organizadora do Dia da Terra original. A ideia é que as informações fornecidas por usuários formem um panorama do estado do meio ambiente ao redor do mundo.
Durante o dia, a Earth Day Network vai transmitir em seu site uma série mensagens gravadas e lives com personalidades como o Papa Francisco, o ex-vice-presidente Al Gore, o ator Zac Efron e o ambientalista Denis Heyes, que organizou o primeiro Dia da Terra.
Além disso, a ativista Greta Thunberg lançou um vídeo intitulado “Nossa casa está em chamas”, que mostra uma casa pegando fogo em analogia com a Terra. Segundo os organizadores, as campanhas de conscientização atingem cerca de 1 bilhão de pessoas em mais de 190 países.
Para ver com as crianças
O canal National Geographic preparou uma programação especial para a data. A maratona começa às 18h45 com “Resgate dos Leões Marinhos” (12 anos). Às 19h30, são reprisados dois episódios da segunda temporada da série documental “Brasil Selvagem” (livre), dedicada ao Pantanal.
Às 21h30, a série lança a sua terceira temporada, que percorre todo o litoral brasileiro. Finalmente, às 21h45, chega o especial “Paraíso SubAquático: A Defesa dos Oceanos” (12 anos). Nos intervalos, serão exibidos os curtas em animação da série “Nat Geo Ilustra”, inspirados nos biomas do nosso país.
Dia da Terra: para fazer em casa
Mudar totalmente seu estilo de vida de uma hora para outra pode ser um desafio exaustivo. Mas que tal usar o Dia da Terra para experimentar o máximo possível de mudanças? Muitas delas podem se mostrar mais fáceis do que você imagina e acabarem se tornando um hábito.
Preparamos algumas sugestões com dicas para você realizar em casa com sua família
1 – Um dia vegano
Cada vez que você faz uma refeição vegetariana ou vegana conta. Não pense que só vale se você largar de vez o consumo de derivados de animais, muito pelo contrário. Se toda a população mundial reduzisse o consumo de carne, a redução do impacto nas mudanças climáticas já seria enorme.
Faça algo simples: um prato de arroz, feijão, salada e legumes tem todos os macro e micronutrientes necessários. Mas se estiver a fim de experimentar novidades, existem uma infinidade de sites com receitas veganas.
Quer saber mais? Veja nos links abaixo mais informações sobre alimentação veggie e vegan:
+ Os veganos vão dominar os esportes outdoor
+ Dieta vegana e fitness: conheça a alimentação plant based
+ Como a dieta vegana muda seu corpo
2 – Um dia sem plástico
Definitivamente, hoje vivemos uma vida de plástico. Viver um único dia sem ele pode ser um desafio impossível para a maioria das pessoas. Potes plásticos, descartáveis, partes de móveis e do carro, partes dos eletrodomésticos que usamos em casa, cabos de talheres, embalagens, sacolas de mercado… Enfim, ele está em todo lugar.
O problema é que uma parte muito pequena desse plástico é reciclada. Ele acaba sendo descartado e se degrada na natureza, contaminando solo e água. Reciclar o importante, mas o ideal é aprendermos a depender menos dele. Fica então o desafio: consegue viver um dia sem plástico? Conte a experiência para nós no redacao@gooutside.com.br.
+ O lugar mais isolado da Austrália está coberto de plástico
+ Praia na República Dominicana vira “mar de plástico”
+ Microplásticos já chegaram em montanhas isoladas, diz estudo
3 – Repensar o consumo
Durante a quarentena, fica mais do que evidente que uma economia baseada no crescimento infinito não é sustentável. As projeções de recessão são assustadoras, e boa parte da diminuição dos números está relacionada a diminuição do consumo e da produção. Entre os desafios que vamos enfrentar, está recriar a economia de forma mais justa, igualitária e que não esgote os recursos do planeta.
+ Pequeno guia do consumo consciente
+ Dicas para viver com mais organização e menos coisas
No Dia da Terra, um bom exercício pode ser a troca. Que tal doar algo que sobra, que sabe fazer ou que não precisa mais? Se precisa de algo, qual a alternativa que não seja comprar? É possível conseguir este objeto ou serviço de outras formas? E se for necessário comprar, busque alternativas às grandes redes e marcas. Por exemplo, comprar de artesãos, pequenos produtores e fabricantes locais têm um impacto positivo maior na vida das pessoas que fazem parte da cadeia produtiva e distribuem oportunidades.
4 – Cultivar uma horta
O prazer de ver uma planta nascendo e mudando a cada dia pode ser o lembrete que precisamos de que a vida renasce. Definitivamente, essa dose mínima de natureza pode ser capaz de nos reconectar com bons sentimentos, aliviar o estresse e trazer diversos benefícios.
Se você tem pouco espaço e pouco tempo, experimente cuidar de um vasinho de tempero, como um pé de manjericão, ou semeie microverdes. Os brotinhos crescem rápido, são fáceis de cultivar e para quem tem filhos é uma experiência especialmente divertida. Se você quer se aventurar um pouco mais, veja aqui como cultivar uma horta.
5 – Vá de bike
Durante a pandemia, o ideal é reduzir os deslocamentos ao mínimo necessário. Por sinal, em muitas cidades, de São Paulo a Veneza, fica evidente o alívio na qualidade do ar com menos trânsito.
Contudo, se precisar sair, ir de bike é uma ótima alternativa. Pedalando, você evita as aglomerações e melhora a capacidade do seu sistema respiratório e sua imunidade. Além disso, não lança poluentes na atmosfera.