Visitar lugares pela primeira vez é uma motivação de viagem para três em cada cinco (63%) turistas brasileiros, segundo uma pesquisa da Booking.com. Para aqueles que querem evitar destinos e pontos turísticos muito movimentados (como Paris e Barcelona) e ir para um lugar um pouco menos conhecido, mas igualmente interessante, a plataforma analisou dados para listar destinos alternativos que contam com a mesma atmosfera e experiências, mas com menos multidões.
+ O turismo de massa está fora de controle. Siga essas regras para ser um bom visitante
+ 5 destinos para surf trips ao redor do mundo
Confira as recomendações:
5 destinos alternativos para evitar multidões
1. Lyon, França
Em geral, Paris costuma ser o primeiro lugar em que as pessoas pensam ao visitar a França, graças aos seus pontos turísticos icônicos, como a Torre Eiffel e o Louvre. Porém, os viajantes também podem apreciar o sudeste de Lyon de um jeito parecido. A região também oferece atrações espetaculares, além de ruas ideais para passeios urbanos. Essa metrópole agitada na região de Auvergne-Rhône-Alpes impressiona os viajantes com a sua arquitetura, vista no Roman Amphitheatre des Trois Gaules e nos designs medievais de Vieux Lyon (parte antiga).
Vale aproveitar para aprender mais sobre a história deste destino com um passeio a pé por Vieux Lyon, que mostra desde como Lyon se tornou a capital mundial da seda até sua grande reputação culinária. Outra boa pedida é visitar uma cafeteria ou restaurante aconchegante que serve pratos locais autênticos, como sopa de cebola e charcutaria.
2. Bristol, Inglaterra
Para aqueles que querem dar um tempo das ruas lotadas de Londres e ir para um lugar mais calmo, porém não menos cativante, uma boa escolha é Bristol. Situada no sudoeste da Inglaterra e conhecida como a única Capital Verde Europeia do Reino Unido, essa cidade portuária oferece uma infinidade de atrações para os viajantes, principalmente para quem tem interesse em arte, música e cultura. Desde musicais famosos e shows de stand-up no Hipódromo de Bristol até o museu de arte local e belezas naturais, a cidade de Bristol se orgulha do seu patrimônio.
Vale aprender mais sobre o passado e o presente da cidade com souvenires inusitados, filmes e fotografias que podem ser encontrados no Museu M Shed. Já para quem adora vistas panorâmicas, Bath, fica a 1 hora de carro e oferece um passeio de barco com Prosecco, ideal para avistar pontos turísticos como a Abadia de Bath e a St John the Evangelist Catholic Church.
3. Fukuoka, Japão
Tóquio é conhecida por suas ruas agitadas, pontos turísticos, restaurantes deliciosos e lojas com produtos de última geração. Porém, para quem prefere um ambiente mais tranquilo, a recomendação é ir para Fukuoka. Essa cidade fica na costa norte da ilha de Kyushu e é conhecida pelos templos antigos, paisagens naturais, praias atraentes e uma vida noturna agitada.
Quem busca um turismo de bem-estar vai adorar atrações como o Manyo No Yu Onsen, onde pode participar de rituais de banho tradicionais japoneses em uma piscina de água mineral natural. Além disso, os viajantes podem aproveitar itens extras como tratamento de spa com pedras quentes ou café da manhã com buffet. Depois, uma boa ideia é explorar os outros lugares únicos que esse destino menos conhecido e historicamente rico tem a oferecer. Um passeio a pé privativo e personalizado por Fukuoka é uma boa maneira de descobrir os principais lugares e tesouros escondidos, como o Castelo de Fukuoka e o Parque Maizuru.
4. Bilbao, Espanha
Bilbao é o destino ideal para os viajantes que pretendem visitar algum lugar da Espanha, que não seja Barcelona, sem deixar de fora a arte, cultura e culinária. Nada supera sua rica história arquitetônica, como bem retratado no Museu Guggenheim, que também abriga um dos principais acervos de arte dos séculos XX e XXI.
Depois de um mergulho cultural, vale aproveitar para saborear a deliciosa cozinha basca. Há diversas opções, desde carnes grelhadas até especialidades locais, como marmitako, um ensopado de atum feito com batatas, pimenta e cebola. Fãs de gastronomia vão adorar uma aula de culinária basca com pintxos e tapas em Bilbao, a oportunidade ideal para conhecer a culinária local de tapas (petiscos) do País Basco. Há também a opção de se aventurar e mergulhar fundo no passado complexo da cidade neste passeio histórico por Bilbao.
5. Hanói, Vietnã
Hanói é uma alternativa a Bangkok, famosa pelo ambiente tranquilo, retiros espirituais e belas praias. A capital do Vietnã é ideal para viajantes que adoram um retiro de bem-estar que também faz as vezes de um destino agitado. E nada supera o burburinho dos mercados de rua animados de Hanói, que oferecem especialidades locais.
Como quase dois terços (58%) dos viajantes brasileiros têm maior interesse em saber mais sobre “iguarias imperdíveis de um destino” do que no passado, o passeio gastronômico a pé guiado é a opção ideal para quem deseja saborear os pratos locais. Os viajantes vão conhecer os segredos da história da comida de rua de Hanói, além dos ingredientes e das especiarias que a tornam tão apetitosa.
Já um passeio de um dia pela cidade de Hanói é recomendado para quem quer vivenciar a cidade juntamente com os moradores locais e, assim, mergulhar nos seus costumes e tradições. Com guias turísticos experientes, também há a chance de visitar o Lago Hoan Kiem, conhecido pela paisagem e atmosfera relaxante, bem como o Templo da Literatura, a primeira universidade nacional do Vietnã.