Queda livre: deslizamentos de rocha em Yosemite

Por Redação

deslizamentos de rocha
Imagem do vale do Yosemite ainda com a poeira que levantou devido ao impacto das rochas caídas (Foto: Eric Paul Zamora/AP)

Na semana passada, uma série de deslizamentos de rocha atingiu o Parque Nacional do Yosemite, na Califórnia, meca mundial da escalada e ponto turístico de fama mundial. Um escalador britânico morreu e outras pessoas ficaram feridas devido ao evento geológico, em que rochas de até 40 metros de comprimento foram ao chão no vale do parque.

+ Dois escaladores morrem em acidente em Yosemite

Junto com dois amigos, o escalador Peter Zabrok tinha acabado de concluir sua ascensão da via Waterfall quando as rochas caíram, e filmou o resultado do impacto, que fez com que uma grande quantidade de poeira voasse. Pete Zabrok é um escalador de grandes paredes originário de Ontário, Canadá, que conseguiu mandar o El Cap 67 vezes por 62 rotas diferentes. Aos 60 anos, ele espera aumentar suas 785 noites ao lado do El Cap. Com tanto tempo na parede, não é de espantar que ele tivesse dado a sorte de estar por lá para captar o momento dos deslizamentos de rocha.

Só vendo para crer:

Segundo um comunicado do parque nesta quinta-feira (28), ocorreram sete sucessivos deslizamentos no trecho conhecido como Waterfall Route de onde se desprenderam 1300 toneladas de rochas. Esse tipo de ocorrência, segundo o comunicado, é comum no parque. El Capitan é um paredão vertical de 900 metros de altura e um dos grandes fetiches de escaladores. A área foi isolada, mas Yosemite segue aberto.