Pedro McCardell percorreu de moto os 25 mil km para projetar a Lyfx, aplicativo que proporciona aventuras guiadas por locais
Por Thaís Valverde
Pedro McCardell, brasileiro de 39 anos, tem um extenso currículo de aventuras. Ele é montanhista, surfista, paraquedista, motociclista, entre outras atividades. Desde muito jovem ele procura viajar para regiões inóspitas e lugares que poucos ouviram falar. Em 2015 ele viajou de moto para a Patagônia. Lá ele observou que haviam muitas atividades ao ar livre a serem exploradas, mas não tinha informação suficiente para poder concretizá-las. Então veio o insight: criar uma uma plataforma que possa unir viajantes e guias locais, voltada 100% para quem procura alguma aventura ou atividade outdoor.
- Lyfx é um Uber para guias locais e aventureiros
- Conheça as histórias e perrengues dos guias mais experientes do Brasil
Os conhecimentos aprendidos e contatos feitos em viagens se juntaram ao seu perfil empreendedor para desenvolver o aplicativo Lyfx. E como um bom aventureiro, Pedro viajou sozinho e de moto mais de 25 mil km de São Paulo até São Francisco, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, para aprimorar e dar visibilidade ao projeto.
“O meu objetivo, além de trazer visibilidade para o projeto era mapear parte do ecossistema de aventura nas Américas e também trazer a atenção de investidores para iniciar o negócio nos Estados Unidos”, explica o empreendedor. Durante a travessia de 58 dias, o brasileiro passou parte da viagem no deserto do Atacama, onde conheceu guias qualificados e ainda aproveitou para escalar uma montanha de 6 mil metros. No interior do Peru, ele fez caminhadas longas em alta altitude e conheceu um pouco da cultura local, pelos olhos dos locais. “Isso fez a experiência ser muito mais rica. Isso servia para constatar, dia após dia, que a ideia da Lyfx tinha potencial para acontecer de verdade.”
E aconteceu. O aplicativo conseguiu investimentos e foi lançado em agosto nos Estados Unidos. Segundo empreendedor, a Lyfx tem ganhado bastante tração, oferecendo aventuras em pelo menos 10 estados norte-americanos e o crescimento em torno de 20% todos os meses.
O conceito é semelhante ao AirBnB, mas é projetado especificamente para viajantes que estão procurando aventuras ativas. O aplicativo permite que você pesquise por regiões, datas ou atividades ao ar livre, fornecendo uma lista de locais qualificados e suas disponibilidades. As opções de atividade incluem caminhadas com fotografia, mergulhos, surf, caiaque, cachoeiras exóticas ou apenas se aventurar em locais que apenas os habitantes mais curiosos das proximidades conhecem.
Hoje a Lyfx funciona apenas para guias autônomos, mas há planos de fazer parcerias com agências e operadoras que já estão no mercado. Para atividade mais informais, como uma aula de fotografia outdoor, a pessoal local interessada em oferecer o serviço é avaliada pela empresa. “Se ele [o local] passar pelo processo de aprovação poderá comercializar sua experiência sem problemas. Para isso também temos um equipe que irá ajudar a criar a atividade para que ela fique bem completa e não deixe dúvidas para o usuário.”
Lyfx no Brasil
Quem está tocando a operação da Lyfx no Brasil é o Jorge Utimi, empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, mas que também tem seu lado outdoor: surfa, pratica snowboard e yoga todos os dias. A ideia é o aplicativo comece a funcionar em regiões menores e mais controladas do país, começando pela região Sul e Sudeste, com mais destaque para São Paulo (costa e interior), Rio de Janeiro (costa e interior) e Florianópolis. A previsão é de entre março e abril já haver as primeiras atividades cadastradas na plataforma.