Dependendo do intervalo entre a hora do jantar e a hora de ir dormir, pode rolar uma fome noturna. E um lanchinho leve é mesmo uma boa ideia: evita que você assalte a geladeira de madrugada ou acorde varado de fome comendo o mundo no café da manhã. Mas você deve evitar alguns tipos de alimentos à noite se quiser emagrecer!
Alguns tipos de alimentos podem ter efeitos indesejados, como fazer você ficar agitado durante o sono. Ou estimular seu organismo a comer demais no dia seguinte, ou ainda diminuir seus hormônios de queima de gordura.
E você não quer nada disso, certo? Noites mal dormidas reduzem a sensibilidade à insulina do seu corpo e os níveis do hormônio de crescimento humano que aumenta o músculo.
Esse ciclo faz com que aumentem seus níveis do hormônio do estresse, o cortisol, de acordo com uma pesquisa de 2015 publicada na Diabetologia.
Terrível, certo? Então evite os cinco alimentos abaixo para alcançar seus objetivos mais rápido:
O que não comer de noite
Chocolate amargo
Ele parece uma maneira saudável de satisfazer seu desejo por doce antes de dormir. Mas esse lanchinho é exatamente o que você deve evitar entre os alimentos à noite: cafeína e teobromina (outro estimulante). Além disso, chocolate contém açúcar.
E enquanto os dois primeiros podem apenas atrapalhar seu sono, o último pode sabotar diretamente seu esforço para perder peso. Apesar do chocolate amargo tem um teor menor de açúcar, o horário não é o ideal para consumi-lo.
Um pouco desse açúcar vira energia para alimentar seu corpo durante o descanso noturno. Mas o que “sobra” acaba armazenado como gordura, uma vez que você não está ativo quando está dormindo.
Óleo de coco e outras gorduras saturadas
Alimentos com grandes níveis de gordura saturada podem saciar e ajudá-la a acelerar o processo de perda de peso. Mas quando você escolhe estes alimentos à noite, eles são capazes de interferir no seu sono.
Isso porque a gordura saturada pode relaxar a válvula que separa a extremidade inferior do esôfago e do estômago. Uma vez que a gordura demora para ser digerida, se a última refeição da noite for rica neste nutriente, você pode ter refluxo. Além de ser desagradável por si mesmo, tende a perturbar seu sono.
Pimenta e molhos apimentados
Mesmo que for para mergulhar aipo nele, comer molho ou qualquer alimento apimentado pelo menos uma hora antes de deitar é pedir por uma azia ou um sono ruim.
Assim como as comidas gordurosas, os alimentos apimentados podem relaxar o anel muscular que separa o esôfago do estômago. E isso permite que qualquer ácido fermente em sua barriga e suba. O que ocorre com ainda mais freqüência quando você está deitado na cama e não tem a gravidade mantendo as coisas no lugar.
Vinho tinto
Ok, nós também ouvimos alguns especialistas dizerem que uma taça de vinho tinto antes de dormir pode fazer bem a você. Mas isso não é exatamente verdade. Por mais que amemos o pacote de antioxidantes do vinho, o álcool não é aconselhável antes de dormir.
Claro, você vai dormir rápido, mas vai lutar para conseguir entrar em um estágio profundo e restaurador de sono.
Na verdade, em nome da ciência, algumas mulheres beberam vinho antes de dormir e os pesquisadores da Universidade de Melbourne descobriram que seus cérebros adormecidos exibiram atividade semelhante ao que é visto em pessoas que recebem choques elétricos suaves. Por isso, para cada taça de vinho que você bebe, espere por uma hora antes de se deitar.
Delícias assadas de açúcar e farinha branca
Cookies e brownies são as coisas mais difíceis de resistir antes de dormir. Mas quando você está tentando ficar em forma, melhor deixá-los para o lanchinho da tarde.
Como já explicamos, o açúcar funciona como combustível no seu corpo, deixando você mais disposto e alerta – tudo que você não quer antes de dormir. Então, se você comer uns biscoitinhos antes de se deitar, o açúcar provavelmente vai acabar virando gordura.