David Lama, Jess Roskelley e Hansjörg Auer tentavam difícil rota para subir o Howse Peak nas Montanhas Rochosas canadenses quando foram atingidos por uma enorme avalanche
Por Chris Van Leuven
No início desta semana, o americano Jess Roskelley e os austríacos Hansjörg Auer e David Lama estavam tentando o M16, uma difícil rota no pico Howse de 3.294 metros nas Montanhas Rochosas canadenses, a cerca de 110 km de Banff, quando uma grande avalanche aconteceu na montanha.
As autoridades canadenses vasculharam a área por helicóptero na quarta-feira (17) e encontraram “sinais de múltiplas avalanches e detritos contendo equipamentos de escalada”, segundo um comunicado à imprensa. Os três alpinistas estão supostamente mortos.
“A dor que é sentida é indescritível”, escreveram os alpinistas bascos e os irmãos Eneko e Iker Pou em um tweet.
- Depois de duas tentativas, David Lama chega ao cume do Lunag Ri
- VÍDEO: A jornada de dois dos melhores escaladores do mundo no Lunag Ri
Auer, 35, cresceu em uma pequena aldeia na Áustria. Ele foi um dos melhores alpinistas do mundo, tendo escalada de modo solo Fish Route de 37 metros na face sul de Marmolada nas Dolomitas italianas (para citar apenas uma de suas muitas subidas sem corda).
Roskelley, 36, de Spokane, em Washington, era filho do famoso alpinista americano John Roskelley. Os dois escalaram o Everest juntos quando Jess tinha 20 anos. Na época, Jess era a pessoa mais jovem a alcançar o topo do pico mais alto do mundo. “Jess não gosta das longas expedições. Ele queria colocar suas habilidades e se concentrar em objetivos mais próximos, mas muito mais difíceis”, disse seu pai após uma expedição com o filho.
David Lama, 28, era um jovem talentoso alpinista. Ele fez em outubro do ano passado uma ascensão em solitário em Lunag Ri, no Himalaia, depois de duas tentativas. Lama e Conrad Anker tentaram o pico pela primeira vez em novembro de 2015, mas a dupla teve problemas com segurança.
Os três homens foram alguns dos melhores alpinistas do mundo e já haviam escalado muitas rotas difíceis nesta primavera, incluindo a Andromeda Strain no Monte Andrômeda. “Esta rota que eles estavam tentando fazer foi feita pela primeira vez em 2000”, disse John Roskelley à Spokesman-Review, referindo-se ao M16. “É apenas uma daquelas rotas em que você precisa ter as condições certas ou se transforma em uma tormenta. Esta é uma daquelas viagens em que se transformou em um pesadelo.”