Quando o assunto é alimentos com alta propriedade nutricional, a cúrcuma — também conhecida como açafrão-da-terra — é um dos grandes destaques. O tempero terroso e amarelo brilhante é uma das especiarias mais saudáveis para adicionar à sua dieta, graças aos seus benefícios à saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e muito mais. As informações são do “Real Simple”.
+ Síndrome do intestino irritável: entenda como os alimentos podem influenciar
+ #DeRolê na Islândia: veja o que fazer na ilha do gelo e fogo, com paisagens dramáticas
+ 4 benefícios do óleo de coco para a saúde
Para as fitness, esse alimento pode ser um poderoso aliado à recuperação pós-treino, pois ajuda a reduzir a inflamação e a dor pós-treino. “A curcumina — a forma ativa da cúrcuma — é conhecida por suas propriedades de combate à inflamação e, como um potente antioxidante, pode ajudar a aliviar a inflamação pós-treino”, explica a nutricionista Natalie Rizzo. Ainda de acordo com ela, embora a inflamação seja o processo natural de cura do corpo, reduzi-la ligeiramente pode ajudar com a dor e rigidez nas articulações.
A especiaria pode conter o processo de desgaste natural nas articulações dos atletas. Além disso, a curcumina pode reduzir a dor muscular, segundo um estudo de 2017, que destacou que atletas que tomaram suplementos de curcumina tiveram menos dores musculares gerais do que aqueles que não fizeram o uso.
Segundo Rissetto, não há dados definitivos sobre quanto tempo pós-treino o açafrão deve ser consumido, ou se sua quantidade de ingestão deve variar conforme o treino.
“Para obter o máximo dele, combine-o com óleos ou outras gorduras saudáveis e adicione uma pitada de pimenta-do-reino”, recomenda a especialista.