Os organizadores das Olimpíadas de Paris 2024 culparam a crise climática pelo adiamento do triathlon masculino nesta terça-feira (30), citando chuvas intensas que aumentaram os níveis de bactérias fecais no rio Sena, tornando a prova insegura.
+ Está em Paris 2024? Esses são os esportes que você pode assistir na faixa
+ Foto icônica de Medina viraliza em memes e conquista o mundo
+ Por que o Brasil ainda não tem representantes olímpicos na escalada esportiva?
A competição foi remarcada para quarta-feira às 10:45, após a prova feminina às 08:00, no horário local. Aurélie Merle, diretora de esportes de Paris 2024, afirmou que eventos meteorológicos extremos dificultam o controle da qualidade da água.
O organização dos Jogos afirmou que o equivalente à precipitação anual de julho caiu sobre a cidade na sexta-feira e no sábado, levando à entrada das bactérias conhecidas como E. coli no rio Sena.
Somente um dos quatro locais de teste no Sena estava abaixo do limite seguro da bactéria, com leituras variando de 980 a 1.553 unidades formadoras de colônias por 100 mililitros, acima do limite europeu de 900. Merle ressaltou que, apesar das melhorias, o clima impactou significativamente as condições da água.
“Houve melhorias significativas, mas vamos ser muito claros: não podemos controlar o clima”, disse Merle. “O clima teve um impacto significativo e foi a causa das leituras que temos hoje. Mas igualmente você vê o período de construção que tivemos uma série de dias de condições extremas.”
Se as condições não melhorarem, o triathlon poderá ser substituído por um duatlo, com uma corrida de 5 km no lugar da natação. A programação inicial é de 1.500m de natação, 40 km de bike e 10 km de corrida. Tempestades são esperadas, e a correnteza do Sena está mais forte que o previsto.
Kit McConnell, do Comitê Olímpico Internacional, afirmou que estão avaliando opções para acomodar familiares dos atletas. Esforços para melhorar a qualidade do rio custaram €1,4 bilhão (cerca de R$ 8,5 bilhões), incluindo a construção de uma bacia para captar excesso de água da chuva.