Do nada, uma cratera apareceu no meio de um gramado em Black Hawk, na Dakota do Sul. Doze casas tiveram que ser evacuadas. O chão começou a ceder em 27 de abril, deixando moradores inseguros. Aos poucos eles foram abandonando as casas. A grande surpresa foi descobrir que as casas foram construídas em cima de uma mina de gipsita.
As autoridades estão tentando entender como isso aconteceu. Enquanto isso, um grupo de espeleólogos de um grupo local, chamado Paha Sapa Grotto, resolveu explorar o que havia no fundo da cratera.
O Paha Sapa Grotto faz parte da Sociedade Espeleológica Nacional americana e são referência em ciência, exploração e conservação de cavernas.
“Quanto ouvimos falar da cratera, sabíamos que tinha uma unidade geológica por trás que poderia conter cavernas”, disse Nick Anderson, membro do Paha Sapa Grotto, ao Bored Panda. “Sabíamos também que o grupo de contingenciamento de emergências não teria muita experiência e nos oferecemos para ajudar a investigar.”
Moradores do condomínio estão processando o governo de Dakota do Sul. O condado está tentando levantar fundos para cobrir o valor de mercado das casas, uma vez que elas perderam totalmente o valor.
O processo envolve 119 proprietários. Os residentes esperam danos compensatórios de mais de 35 milhões de dólares e 40 milhões de dólares em danos morais.