Corridas de rua crescem 29% no Brasil, aponta estudo

Por Redação

corridas de rua
Foto: Divulgação.

Pela primeira vez na história do atletismo brasileiro, foi realizado o levantamento do número de corridas de rua oficiais realizadas durante um ano no país.

A iniciativa é da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO) com o apoio da agência de Relações Públicas Esporte & Negócio.

Veja também
+ Os 14 melhores tênis de corrida em 2025
+ Banheira de gelo para recuperação: o que você precisa saber
+ Inscrições abertas: e-MTB e Aquathlon reforçam Rocky Mountain Games em Juquitiba

Em 2024 foram realizadas no Brasil 2.827 corridas de ruas oficiais, crescimento de 29% em relação a 2023 (2.186). O levantamento inédito foi divulgado nesta terça-feira (1), no 3º Summit ABRACEO/CBAt, em painel com participação da jornalista Silvia Herrera, Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports, e Paulo Carelli, diretor institucional da ABRACEO.

O estado com o maior número de corridas de ruas no ano passado foi São Paulo, com 734. Apenas dois estados não tiveram corridas de rua oficiais em 2024 e 2023: Roraima e Amapá. E Tocantins não teve em 2023, crescendo para sete provas no ano seguinte.

Maranhão, que teve uma corrida em 2023 e pulou para sete em 2024, teve a maior taxa de crescimento: 400%. No entanto, os estados que tiveram crescimentos mais consistentes foram Rio Grande do Norte (120%), Goiás (76%) e Mato Grosso (64%). O crescimento em São Paulo foi de 33,45%.

O critério estabelecido para o levantamento foi baseado na lei que rege as corridas de rua em território nacional, o Código Nacional de Trânsito, e a fonte dos dados foram a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e as federações de cada um dos estados mais o Distrito Federal.

O levantamento teve início em outubro de 2024 e foi finalizado em março de 2025. Além dos números de 2024, foi levantado também o número de 2023. Cada uma das federações foi contatada por pelo menos três vezes.

Na contagem final, para evitar duplicidade de dados, foram excluídos os dados da CBAt já que essas corridas já são contabilizadas em sua unidade federativa. Em 2023, a CBAt concedeu 21 permits e, em 2024, 32, crescimento de 52,28%.

Permit é o nome dado à autorização da federação concedida ao organizador da corrida, depois que a empresa se responsabiliza por cumprir uma série de regras para a realização da prova, que são checadas pelos árbitros da federação durante o evento. Regras como número mínimo de banheiros, hidratação, ambulâncias, estrutura da prova, desde a entrega do kit e até a entrega das medalhas, premiação aos atletas da elite – quando houver – até a dispersão dos participantes. O valor do permit é estabelecido pela CBAt.

A ABRACEO, fundada por organizadores de corrida de rua durante a pandemia, em 2020, e que hoje reúne aproximadamente 60 entidades espalhadas por todo o país, teve papel fundamental para a retomada desta modalidade no Brasil. Como não havia um parâmetro oficial da quantidade de corridas de rua realizadas no Brasil, a ABRACEO chamou para si esta responsabilidade.