Como a corrida pode ajudar a aumentar sua produtividade

Por Redação

Foto: Shutterstock.

Nunca se falou tanto em aumentar a produtividade como nos dias de hoje. E isso não vai parar por aí. Estamos em um tempo onde todos querem a sua atenção para te vender alguma coisa, fazer você participar de algum curso, congresso ou até fazer você planejar as suas viagens, sem sequer ter programado suas férias.

+ Por que é tão importante tirar férias e ter um tempo de descanso
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Como cuidar da saúde durante mudanças no tempo

Ser produtivo é, antes de qualquer coisa, saber organizar suas tarefas e direcionar as atividades diárias com o intuito de realizar todas as coisas importantes, evitando as urgências e limitando ao máximo as interferências de situações especiais. Além disso, a pessoa produtiva sabe dividir bem seu tempo e participação em vários “pilares” como o trabalho, família e vida pessoal, direcionando suas ações em busca de seus objetivos.

A falta de produtividade pode causar muitos problemas. Fruto de uma desorganização crônica, o indivíduo acaba por utilizar seu tempo realizando coisas sem prioridade e deixando para trás as tarefas importantes do dia, fundamentais para a sua evolução profissional ou pessoal. Sabe quando você tem aquela nítida sensação de que está “correndo atrás do rabo”, de que não tem tempo para nada ou que não fez nada o dia inteiro? Pois é, isso é falta de produtividade.

Mas como a corrida pode ajudar na melhora da produtividade?

Muitas pessoas iniciam a prática da corrida com algum objetivo em mente: perda de peso, diminuição de colesterol ou estresse, baixar tempo… Qualquer meta é desejada para se iniciar um esporte como a corrida.

Pois bem, ao reservar um espaço na sua agenda para a realização de seus treinos, ao contratar um treinador para planejar a sua evolução, ao se submeter a avaliações médicas e nutricionais para observar seu estado físico, e ao reavaliar seus exames para ver se atingiu seus objetivos, você já está sendo mais produtivo.

Esse é o início de um ciclo que se torna cada vez maior e mais virtuoso, quando você sente que sua performance melhora e muda seus hábitos nutricionais, de sono e (até) de ingestão de álcool, porque vale a pena chegar mais disposto ao treino para aproveitar melhor sua corrida.

Por sua vez, chega um momento em que você diz: “Porque eu não faço com a minha vida a mesma coisa que eu faço na minha corrida?” E é neste momento que você busca aprendizado para fazer mais em menos tempo, que procura vencer os desafios do dia. Isso vira uma boa competição interna, em que chegar ao final do dia realizando todas as tarefas propostas é motivo de celebração, como a medalha no final dos 10 km. Isso é produtividade!

Lógico que para realizar essas transformações e atingir objetivos como aumentar a produtividade você precisa de maturidade. E isso já é característica de um campeão!