Correr no frio faz mal? Veja riscos e como evitar problemas

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Créditos: Maridav/Shutterstock

Correr no frio faz mal? Praticar atividades físicas no frio, em especial a corrida ao ar livre, exige muita força de vontade. Mas, mais do que isso, pode ser perigoso.

De acordo com a ortopedista especialista em fisiologia Alessandra Masi, da Sociedade Brasileira de Ortopedia, o maior risco está associado à temperatura do corpo.

Isso porque o normal é uma média basal de 36,5ºC. Se ela ficar menor do que isso (hipotermia), o organismo deixa de produzir a energia necessária para manter a temperatura interna do corpo.

“E dessa forma, podem haver sérias consequências”, explica a especialista, que cita alguns exemplos:

  • Déficit de coordenação motora;
  • Movimentos e raciocínio lentificados;
  • Calafrios;
  • Confusão mental;
  • Parada cardíaca (nos casos mais graves).

Veja a seguir algumas medidas que podem tornar seu treino ao ar livre mais seguro e prazeroso.

Correr no frio faz mal? Veja cuidados 

Roupa

O esportista que pratica atividade física no inverno deve se preocupar principalmente em aquecer as extremidades, como mãos, pés e rosto. Isso porque os maiores sensores de temperatura corpórea estão nessas regiões. Portanto, é preciso investir no vestuário.

O médico do esporte do Hospital Nove de Julho, Páblius Braga, indica o uso de roupas que sejam confortáveis e que não limitem os movimentos.

De preferência, devem ser feitas em tecidos tecnológicos que ajudam a transferir a umidade para o lado de fora da peça. É importante também evitar calçados e roupas apertadas para não restringir a circulação. A exceção são roupas de compressão esportivas, porque tem a medida exata de compressão para estimular a circulação.

Hidratação

No inverno, o ar fica mais seco e é ainda mais importante se hidratar com frequência.

“Mesmo que aparentemente pareça que a perda de líquido foi pequena pelo suor”, diz Alessandra. Para facilitar a hidratação, invista em chás e bebidas quentes antes e depois do treino.

Aquecimento

É no aquecimento que músculos, tendões e articulações são preparados para o esforço que vem em seguida. Portanto, não pule essa fase antes do treino, ainda mais em dias frios.

Uma opção seria intercalar caminhada com trote no início do treino antes de partir para o ritmo estipulado para ele.

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Outra alternativa seriam os alongamentos dinâmicos (como saltos e afundos) que também aquecem “nossos motores”. A ingestão de líquidos quentes no pré e pós-treino também pode ajudar a aquecer o corpo.

Medicação

Se estiver em tratamento de saúde com medicamentos para hipertensão ou diabetes, por exemplo, é necessário se certificar com o médico de que você pode realizar atividades físicas.

 

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