É verdade que correr destrói os joelhos? Veja o que diz um especialista

Por Redação

joelhos
Foto: Cast of Thousands / Shutterstock.

Você já ouviu aquela advertência comum feita a corredores de meia-idade: “Não corra muito ou você vai acabar com problemas nos joelhos”? “Isso é, na verdade, um mito”, destacou Richard Blagrove, professor de fisiologia na Universidade de Loughborough, na Inglaterra, ao jornal The Guardian.

Embora muitos acreditem que correr esteja relacionado à osteoartrite nos joelhos, a forma mais comum de artrite (dor crônica nas articulações), estudos revelam que corredores recreativos e competitivos têm uma incidência muito menor de desenvolver essa condição em comparação com pessoas que não correm.

Veja também
+ Este dispositivo revolucionário pode mudar os rumos do treinamento
+ Um dos picos mais icônicos do Brasil, Regência agora tem suas ondas protegidas por lei
+ Como viajar aumenta a sua longevidade, de acordo com a ciência

Uma pesquisa que analisou 25 estudos, com um total de aproximadamente 115 mil participantes, mostrou que correr parece ser, na verdade, uma proteção contra a osteoartrite nos quadris e joelhos à medida que envelhecemos. A prática de exercícios causa pequenos danos aos músculos, tendões, ossos e cartilagens, mas também os estimula a crescer mais fortes e saudáveis.

“Há uma associação muito menor de dor nos joelhos em corredores na terceira idade em comparação com aqueles que não correm”, explica Blagrove.

No entanto, a questão não é tão simples: lesões de curto prazo nos joelhos são comuns entre corredores. Conhecida como dor patelofemoral, ela é algo que muitos corredores experimentarão em algum momento – os índices variam entre 14% e 42%, dependendo do grupo de corredores estudado.

Essa dor geralmente é causada por técnica de corrida inadequada, uso de calçados errados ou, mais frequentemente, pelo aumento rápido demais do volume ou da intensidade dos treinos. Isso é particularmente comum em iniciantes. “Mas se eles jogassem tênis quatro vezes por semana, em vez de não fazer nada, provavelmente também se lesionariam”, comenta Blagrove. “Não é a corrida que faz mal para os joelhos, mas o fato de correrem muito, muito cedo.”

Para evitar dores ao redor dos joelhos, é fundamental começar um plano de treinos de forma gradual e aumentar a intensidade lentamente. Corra em um ritmo mais lento, opte por distâncias menores e faça pausas mais longas entre os treinos. E se os joelhos começarem a doer, não se preocupe demais, aconselha Blagrove. “As pessoas geralmente se recuperam bem rápido, desde que tenham um pouco de descanso e recuperação.”