Como seu corpo reage a um susto em cima da bike

Por AC Shilton

susto bike
O olhão arregalado ajuda mesmo na visão quando se está numa situação de risco. Foto: Shutterstock.

Seus olhos

Sabe quando um personagem de desenho animado arregala os olhos porque está preso nos trilhos e o trem vem vindo? Não é à toa. Quando você toma um susto, seus olhos se arregalam de verdade, para você ver melhor e processar ameaças (como o ciclista desajeitado no pelotão passando perigosamente perto) e rotas de fuga (como o espaço que se abre na frente dele). Um estudo de 2013 publicado no jornal Psychological Science descobriu que pessoas com “cara de susto” tinha visão periférica 9,4% melhor do que as que fizeram cara de nojo ou neutra.

Pescoço e ombros

Os músculos ficam imediatamente tensos numa situação de risco, o que pode destruir sua capacidade de manejar a bicicleta com precisão. Para reduzir a margem de erro, relaxe os ombros – movimentos circulares e de levantar e deixar os ombros caírem podem ajudar.

Coração

O corpo libera adrenalina quando você se assusta, o que causa aumento imediato dos batimentos cardíacos. É parte do sistema de resposta “lute ou corra”, explica a socióloga Margee Kerr, autora do livro “Grite: aventuras de arrepiar na ciência do medo” (Scream: Chilling Adventures in the Science of Fear, no original). “Essa resposta do coração serve justamente para nos preparar para ação rápida e forte.”

Mãos e pés

Se você já agarrou o guidão com as mãos pegajosas depois de sprintar para fugir de um cachorro, você sabe que o perigo pode deixar suas extremidades geladas. Isso porque o corpo bombeia todo o sangue disponível para os músculos, pulmão e coração, deixando você pronto para a fuga.

Bexiga

“Se mijar de tanto medo” não é só uma expressão forte, diz a psicóloga Denise Dixon. O aumento nos seus batimentos cardíacos pode acionar os rins e fazê-los trabalharem mais rápido – está armada a corrida para o banheiro mais próximo! A vontade de fazer xixi só piora a ansiedade geral, então esvazie a bexiga antes de partir para um downhill tenso.

Pele

Escapar de uma ameaça dá trabalho. Seu corpo antecipa a agitação e começa a suar para evitar hiperaquecimento. Mas se você não saiu pedalando a milhão, você não vai suar, certo? Aí, o outro mecanismo natural do corpo para regular sua temperatura é tremer.

Veja também
+ De sonho a herói: nova série mostra como Avancini revolucionou o ciclismo no Brasil
+ Espaços azuis: como mares, rios e lagos ajudam no seu bem-estar
+ Nova promessa do skate, Raicca Ventura estreia em Recife






Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo