Um corpo foi encontrado na trilha Marufo Vega, no Parque Nacional de Big Bend, no Texas, Estados Unidos, após guardas do parque identificarem um veículo abandonado há dias na entrada da trilha. As informações são do jornal USA TODAY.
+ Promessa do esqui italiano morre após acidente em treino
+ Ele ligou para a polícia alegando ser perseguido por um urso e agora é procurado por assassinato
Autoridades encontraram o corpo na segunda-feira (28). O Serviço Nacional de Parques (NPS) dos EUA ainda não divulgou a identidade da vítima e tampouco a causa da morte, apenas a idade de 24 anos.
No domingo (27), os guardas do Big Bend identificaram o veículo estacionado no início da trilha e acionaram equipes terrestres e aéreas do NPS e da Patrulha de Fronteira dos EUA. Como a área não tinha registros de pernoite de visitantes, o alerta foi dado e três trilhas da região passaram a ser monitoradas.
Na manhã de segunda-feira, o corpo foi encontrado e, devido à localização isolada e inóspita, uma equipe de resgate em helicóptero do Departamento de Segurança Pública do Texas removeu a vítima. Rick Gupman, vice-superintendente do parque, lamentou a perda: “Nossa equipe e parceiros do parque estão profundamente tristes. Toda a família do parque estende suas condolências à família e aos amigos do caminhante.”
Situado no extremo oeste do Texas, o Parque Big Bend é conhecido pela paisagem de contrastes, com montanhas e deserto se estendendo por mais de 3.200 km² ao longo da fronteira com o México. A combinação de trilhas remotas e o calor escaldante o torna um dos parques mais desafiadores para caminhantes.
Ao divulgar a notícia da morte, o NPS também alertou para o perigo das temperaturas extremas que, mesmo no outono do hemisfério norte, têm afetado os visitantes dos parques no país. A Marufo Vega, uma trilha circular de 22 km onde o corpo da vítima foi encontrado, é especialmente difícil, passando entre falésias de calcário e desertos de areia. Sem sombra ou água ao longo do percurso, o caminho exige preparo físico e planejamento, como ressaltam as autoridades do parque.
Nos últimos dois anos, o Parque Nacional de Big Bend relatou pelo menos seis mortes, a maioria envolvendo caminhantes ou visitantes em épocas de calor intenso. Em março de 2024, um homem de 80 anos foi encontrado morto por ferimento autoinfligido. Outros casos envolvem visitantes que, sem preparo ou em condições de saúde debilitadas, não resistiram à exigência física do ambiente.