O corpo da alpinista desaparecida Hilaree Nelson foi encontrado na encosta sul de Manaslu nesta quarta-feira (28), confirmaram funcionários do governo do Nepal.
+ Gabriel Tarso e Fernanda Maciel escapam por pouco de avalanche no Manaslu
+ Avalanche deixa pelo menos 12 alpinistas feridos no Manaslu
“Os socorristas retiraram o corpo da encosta sul da montanha, cerca de 100 metros abaixo do pico”, disse Sachindra Kumar Yadav, oficial de ligação no acampamento base. O parceiro de Nelson, Jim Morrison, fazia parte da equipe de resgate que recuperou seu corpo.
A alpinista de 49 anos estava esquiando do cume de 26.781 pés com Morrison quando caiu da montanha alguns metros abaixo do pico, de acordo com a Shangri-La Nepal Treks, fornecedora de Nelson. Em um post no Instagram, Morrison explicou o que aconteceu:
“No dia 26 de setembro, às 10h42 chegamos ao verdadeiro cume de Manaslu em condições difíceis. Rapidamente passamos da escalada para o esqui no frio e no vento com um plano de esquiar na esquina e reagrupar com nossa equipe sherpa. Esquiei primeiro e depois de algumas curvas Hilaree me seguiu e começou uma pequena avalanche. Ela foi arrastada e levada por uma estreita encosta de neve pelo lado sul (oposto da rota de escalada) da montanha por mais de 5.000 pés. Fiz tudo o que pude para localizá-la, mas não consegui descer pelas faces, pois esperava encontrá-la viva e viver minha vida com ela.”
As operações de resgate foram prejudicadas pelo mau tempo na segunda-feira (26). O complexo processo de obtenção da licença de voo na Área de Conservação de Manaslu, onde ocorreu o incidente, também atrasou a operação de resgate.
Na terça-feira (27), uma equipe de busca e resgate de helicóptero avistou objetos parecidos com esquis e roupas, mas não pôde confirmar porque o mau tempo os impediu de voar mais perto. Na manhã de quarta-feira, Morrison e outras equipes de busca e resgate retornaram ao local e avistaram os restos mortais de Nelson por volta das 9h30 no horário local, de acordo com Jiban Ghimire, proprietário da Shangri-La Treks.
Depois de encontrar o corpo, o helicóptero derrubou Morrison e outro guia nepalês a cerca de 21.325 pés, a dupla começou a libertar o corpo de Hilaree Nelson. “Jim nos disse que eles literalmente desenterraram o corpo do gelo congelado”, disse Sachindra. Seu corpo foi transportado de avião para Katmandu para uma autópsia.
“Hoje, com a ajuda do [capitão Surendra Patel], um piloto incrivelmente habilidoso, conseguimos pousar a 22.000 pés e procurá-la”, escreveu Morrison. “[Nirmal Purja] foi fundamental para ajudar a organizar a melhor equipe e recursos possíveis e encontrei seu corpo com a ajuda de Mingma Tenzi Sherpa hoje às 10h30. Estou em Katmandu com ela e seu espírito.”
“Minha perda é indescritível e estou focado em seus filhos e seus passos à frente”, escreveu ele. “[Hilaree Nelson] é a pessoa mais inspiradora da vida e agora sua energia guiará nossas almas coletivas. A paz esteja com todos nós. Ore por sua família e comunidade que está amplamente espalhada por todo o nosso planeta. Estou devastado com a perda dela.”
Ver essa foto no Instagram
No mesmo dia do acidente de Nelson, um guia de escalada nepalês, Anup Rai, foi morto por uma avalanche abaixo do Acampamento IV.
Legado de Hilaree Nelson
Nelson era uma renomada alpinista e esquiadora norte-americana de 49 anos. Atleta da North Face, a aventureira deixa dois filhos de 12 e 10 anos.
Tendo marcado primeiras descidas icônicas (como esquiar do cume do Lhotse) e mais de 40 outras expedições ao redor do mundo, Hilaree Nelson era uma das alpinistas de esqui mais talentosas do nosso tempo. Mas quando estava em casa em Telluride, Colorado, ela era uma mãe comum de dois filhos.
Mais do que tudo, seu objetivo era fazer com que o seu estilo de vida incentivasse seus filhos a abraçar suas paixões e aproveitar ao máximo cada dia.
Conheça mais da atleta em “Mentors”, filme da North Face exibido no festival Rocky Spirit em 2019:
Mentors-Hilaree_Leg from ROCKY SPIRIT on Vimeo.