Coronavírus pode trazer sequelas graves para mergulhadores

Por redação

sequelas graves para mergulhadores
Imagem Reprodução/ Frank Hartig

A comunidade de mergulho está preocupada com as possíveis consequências do Covid-19 para quem pratica este esporte. Um artigo da revista alemã Wetnotes fala das possíveis sequelas graves para mergulhadores curados do coronavírus. Quem levanta a discussão é o médico Frank Hartig, consultor-sênior e coordenador de respostas à crise do Hospital de Innsbruck, na Áustria. 

>> Siga a Go Outside no Instagram

O coronavírus, ou SARS-CoV-2, vírus que causa da doença Covid-19, é uma sigla em inglês para Síndrome Respiratória Severa Aguda. Ela ataca os pulmões, e embora ainda faltem estudos de longo prazo para ter ideia dos danos permanentes que possam ser causados pela Covid-19, as primeiras evidências não são boas. 

A doença também ataca outros órgãos, como o coração, embora este tipo de dano possa passar despercebido neste momento e até que seja alvo de estudos específicos. Como mergulho tem uma alta exigência cardiovascular e respiratória, um paciente de coronavírus recuperado, porém com sequelas, pode não ter condições seguras de mergulhar. 

Sequelas graves para mergulhadores

Em seu artigo, Hartig descreve sua experiência com seus mergulhadores tratados por causa da Covid-19. Todos se recuperaram e ao voltarem para um checkup 5 a 6 semanas depois, em exames aprofundados mostraram deficiência de oxigênio significativa sob estresse. Em dois deles, os tubos bronquiais estava ainda irritáveis ao fazer exercício, como os de uma pessoa asmática. Os seis mergulhadores tiveram alterações significativas na estrutura dos pulmões. Nenhum deles foi liberado para mergulhar, apesar de se sentirem bem e dispostos.

+ Por que relógios de mergulho podem ir mais fundo que submarinos
+ Alcatrazes oferece mergulho noturno e pernoite  

Ainda segundo o médico, dois pacientes apresentaram deficiência significativa de oxigênio quando estavam sob estresse pulmonar, aspecto típico de shunt pulmonar persistente. Os brônquios ainda se apresentam muito sensíveis ​​quando estressados, assim como ocorre nos asmáticos. Muitas vezes é causada por fluidos nos pulmões, e também um resultado de pneumonia e edema pulmonar, também é uma causa conhecida de várias fatalidades envolvendo mergulhadores. 

Boa parte das respostas sobre sequelas graves para mergulhadores são ainda especulativas, mas é claro pelo artigo que mergulhadores afetados pelo Covid-19 devem passar por um exame médico aprofundado, de preferência com um médico hiperbárico, antes de voltar a mergulhar. De acordo com o médico, “se as precauções necessárias não forem tomadas, pessoas saudáveis e jovens curadas de Covid-19 que parecem saudáveis podem ser perdidas”.

A tomografia de pulmão que abre a matéria é de um paciente de 40 anos de idade, e foi tirada 6 semanas após a infecção pelo COVID-19. Apesar do esforço (5 agachamentos) e se sentindo confortável, há uma diminuição da saturação de oxigênio como sinal de uma shunt pulmonar. Na imagem é possível identificar consolidações e infiltrações em ambos os lados.