Coronavírus no esgoto revela centenas de visitantes contaminados em Yosemite

coronavírus no esgoto
Imagem Shuttestock

Funcionários do parque nacional Yosemite, nos Estados Unidos, desconfiam que centenas de visitantes desta temporada tenham circulado pelo parque contaminados por coronavírus. A conclusão veio com a análise de amostras que mostraram que havia coronavírus no esgoto do parque.

>> Siga a Go Outside no Instagram

O departamento de saúde local tem coletado água residual não tratada pelo vale de Yosemite para testagem. Até então, os visitantes têm sido testados pelo teste feito com swab nasal na clínica do parque. 

Cientistas de um laboratório chamado Biobot Analytics testaram estas amostras de água para determinar se havia coronavírus no esgoto. Os traços genéticos de Sars-CoV-2, o coronavírus que causa Covid-19 encontrados nas amostras permitem possível estimar quantas pessoas passaram pelo Yosemite infectadas no período. 

A região começou a testar a água servida do Vale do Yosemite a partir de junho. Baseado nas descobertas, oficiais de saúde acreditam que cerca de 170 pessoas no parque na semana do feriado americano de 4 de Julho estava infectadas com o coronavírus. Na semana seguinte, o número caiu para 60. 

Coronavírus no esgoto da região

Nas comunidades vizinhas onde a água servida também é testada, a estimativa caiu de 60 para 50 pessoas contaminadas no mesmo período de duas semanas. Os especialistas atribuem a alta de possíveis contaminados no condado do Yosemite ao pico de visitantes contaminados do feriado.

+ Máscaras descartáveis e luvas de látex são um novo problema ambiental
+ Fotos de locais turísticos ao ar livre, antes e durante o coronavírus

O protocolo de segurança da região será continuar testando a água semanalmente para identificar a presença de coronavírus no esgoto. Durante março, parque ficou fechado para evitar sobrecarregar o sistema de saúde local. Agora, está aberto mas com agendamento das visitas com metade das vagas disponíveis ano passado, com medidas de segurança para proteger as cidades da região. Mas como os parques nacionais estão sob jurisdição federal, não podem obrigar os visitantes a usar uma máscara, por exemplo. 

Kristen Brengel da Associação dos Parques Nacionais Americanos disse ao jornal The Guardian que foi uma decisão que veio de cima. “Figuras políticas do ministério do interior deixaram muito claro que não queriam máscaras obrigatórias nos parques. É proposital.” Os parques podem apenas sugerir o uso de máscara pelos visitantes. 

Ela também diz que aglomerações ainda que ao ar livre são um risco tanto para visitantes quanto para funcionários. Fotos recentes de turistas mostram pessoas próximas, agrupamentos e mais da metade das pessoas sem máscara. O espaçamento na estrada dos visitantes ajuda, e outros parques como Denali e Rocky Mountain também estão adotando esta prática.