Casal desenvolve copo compostável feito de borra de café

Por Redação

Café é a segunda bebida mais consumida no mundo e gera toneladas de resíduos. Foto: Reprodução / Coffee Kreis.

Com o objetivo de reaproveitar a borra de café, um casal nos EUA desenvolveu um copo compostável e reutilizável.

Batizado de Kreis Cup, a ideia é que o produto substitua os utensílios plásticos usados em cafeterias “para viagem”.

Leia mais

+ Capital do cicloturismo, Timbó (SC) está entre as melhores cidades do Brasil

+ Turismo Sustentável: como fazer com que sua viagem melhore o mundo

+ Beto Pandiani faz últimos preparativos antes da Travessia Rota Polar

O copo compostável é fabricado com borra de café e materiais à base de plantas, sendo totalmente livre de plásticos. A borra é seca, tratada e depois suspensa em um polímero natural seguro para alimentos.

Sua composição é resistente ao calor e projetada para manter o café quente por mais tempo. Por ser durável, o copo ecológico pode ser aplicado em programas retornáveis em que o cliente ganha desconto quando leva sua própria caneca.

Depois da água, o café é a bebida mais consumida no mundo e gera toneladas de resíduos. De acordo com o Instituto Akatu, em 2017, consumimos 1,29 milhão de toneladas deste produto no Brasil e, com isso, geramos 838 mil toneladas de borra.

Ao ser reaproveitada, evita-se que a borra de café seja despejada no lixo e, posteriormente, seja enviada para aterros – onde vão emitir metano. Tal gás é 28 vezes mais nocivo do que o CO2 para o aquecimento global.

Além da necessária responsabilidade empresarial pelos resíduos, individualmente, também é possível aproveitar os nutrientes da borra de café para fertilizar o solo e fortalecer suas plantinhas ou até para limpar suas folhas.

Fonte CicloVivo