Cerca de 19 milhões de anos atrás, um papagaio gigante, o maior do mundo, viveu na Nova Zelândia. De acordo com um novo estudo, o papagaio tinha um metro de altura e pesava cerca de 15,5 quilos.

Os fósseis foram encontrados perto de St. Bathans em Central Otago, na Nova Zelândia. Esta área é conhecida por seus fósseis de aves que remontam ao período Mioceno, que varia entre 5,3 e 23 milhões de anos atrás.

“A Nova Zelândia é bem conhecida por seus pássaros gigantes”, diz Trevor Worthy, autor do estudo e professor associado da Flinders University à CNN. Pesquisadores chamaram o papagaio de heracles inexpectatus em homenagem ao seu tamanho e força hercúlea.

+ Dentes raros de megatubarão são encontrados na Austrália
+ Raia gigante ‘pede ajuda’ a mergulhador para tirar anzol; veja o vídeo

O papagaio gigante tinha um bico enorme, que dá origem a questões sobre sua dieta. “Héracles, como o maior papagaio de todos os tempos, sem dúvida com um enorme bico de papagaio que poderia abrir tudo o que imaginava, pode ter comido mais do que papagaios convencionais, talvez até outros papagaios”, disse Mike Archer, autor e professor do estudo.

É comparável ao papagaio o pombo gigante encontrado nas Ilhas Mascarenhas a leste de Madagascar. A ave é duas vezes o tamanho do maior papagaio anteriormente conhecido, o kakapo da Nova Zelândia.

“A fauna de St Bathans fornece a única visão sobre as aves terrestres e outros animais que viviam na Nova Zelândia desde que os dinossauros percorriam a terra há mais de 66 milhões de anos”, diz Paul Scofield, autor do estudo e curador sênior do Museu Canterbury em Christchurch, na Nova Zelândia. “Este era um lugar muito diferente, com uma fauna muito diferente daquela que sobreviveu nos últimos tempos”.