Usando roupas típicas de cholas, um grupo de jovens atletas tem conseguido promover seu coletivo de skate, o ImillaSkate.
O grupo usa a chola, a mulher indígena boliviana, como um símbolo para chamar outras mulheres a serem incentivadas a realizar os saltos e manobras na pista.
Leia Mais:
+ Conheça a incrível história das Cholitas que escalaram o Aconcágua
+ Conheça a nova geração do skate feminino que sonha com o ouro olímpico
“Amo este esporte, amo minha cultura e amo ser mulher e é isso que me motiva a continuar”, disse Ayde Choque à Associated Press.
O grupo nasceu em julho do ano passado em Cochabamba, no centro da Bolívia. Ele chamou atenção nas redes sociais após elas publicarem um vídeo no Facebook andando de skate vestidas de cholas pelas ruas do centro da cidade. Em julho de 2020, o ImillaSkate também formou mais um grupo em La Paz.
Huara Medina, organizadora do grupo em Cochabamba, chamou isso de “uma alegria que o grupo está crescendo”.
“Também estamos na capital do país e aos poucos vamos chegando a outras partes”, disse.
Hoy Conmemorando el día de nuestra Hermosa Ciudad de La Paz ?❤️, tenemos el orgullo de anunciar el nacimiento de, el nuevo team ImillaSkate La paz ?, expandiendo nuestros horizontes.imillaSkate da como enfoque el enseñar e incentivar, a toda mujer o niña que quiera aprender a patinar. Incentivando una cultura deportiva, para que el skateboarding crezca como deporte en mujeres y niñas.Explorando nuestro contexto cultural queremos enfatizar a la Chola que nos identifica como Bolivianas, la leyenda de las cholas sintetiza y refleja el heroísmo y la participación decidida de las mujeres en la lucha por la libertad y la independencia.???✨#ImillaSkate #SkateBoliviano #SkateboardingBolivia #ChicasPatinando #SkateboardingFemenino #SkateFemenino #BolivianaSeNotaEnLaMirada ??? Cholitas Paceñas? video : @Scoother Sanjines gracias por el apoyo y la predisposiciónMúsica ? : Efecto Mandarina <3
Posted by Imilla Skate Oficial on Thursday, July 16, 2020
No dia dia, as skatistas bolivianas costumam usar calça jeans, camisetas largas e bonés em vez dos chapéus de cholas, mas em suas demonstrações oficiais as roupas típicas são sua marca registrada.
“Minha avó usou o vestido de chola com orgulho e quero reavaliar sua cultura”, conta Milenda Limachi.
Normalmente, o grupo em La Paz pratica saltos e acrobacias em uma pista aberta no ano passado. Dizem que aos poucos o skate está crescendo em popularidade na nação andina.
“Aqui são os homens que mais os praticam… Mas o mundo saberá que na Bolívia existem mulheres bolivianas que o praticam”, disse Milenda.