Conheça as pranchas de surfe ideais para iniciantes

Por Redação

Surfe iniciantes
Há modelos de prancha que facilitam – e muito – na hora de descer as primeiras ondas. Imagem: Shutterstock

Para quem está começando em um esporte novo, a busca pelo equipamento ideal pode se tornar um caminho bem mais tortuoso. No caso do surfe, uma modalidade com aprendizado considerado difícil, a evolução está diretamente relacionada à prancha ideal. Mas qual seria a melhor prancha de surfe para iniciantes?

+ México: o que fazer de trekking, mergulho, surfe e pedal
+ Guia das Olimpíadas: tudo sobre o surfe
+ Carlos Burle e seus ensinamentos de vida com o surf; veja a entrevista

Na hora de escolher o primeiro modelo, muitos se enganam pela beleza da prancha ou se baseiam no equipamento de grandes ídolos do esporte como Gabriel Medina, Italo Ferreira, Silvana Lima, Stephanie Gilmore, Kelly Slater, dentre tantos outros.

Mas, apesar desta idolatria saudável, é preciso saber separar as coisas e ter em mente que o desafio de chegar ao outside, remar na hora certa e finalmente ficar em pé na prancha será uma longa jornada, mas recheada de adrenalina, caldos e pura emoção.

Assim, os modelos de prancha indicados para quem está iniciando no Esporte dos Reis são aqueles que possuem maior flutuação e estabilidade, garantindo que a prancha não afunde ou fique muito instável, além de possibilitar uma remada melhor para entrar na onda.

Pensando em facilitar a vida dos surfistas de primeira viagem, fomos atrás de alguns dos equipamentos corretos para quem pretende ou já está começando a se jogar nas séries.

Longboard
O longboard é um dos tipos de prancha mais procurados pelos iniciantes. Reprodução / Instagram / New Advance.

Longboard

Um dos tipos de prancha mais procurados pelos iniciantes. Elas são réplicas modernas das primeiras pranchas de surfe e permitem pegar praticamente qualquer tipo de onda, principalmente quando não são muito cavadas (ou “fechadeiras”).

São ideais para aprender e dar os primeiro passos no esporte por causa da grande flutuação e possibilidade de uma remada mais rápida. Além disso, é o equipamento mais garantido para ficar em pé e começar a desfrutar os primeiros momentos do esporte dos reis.

Quadro com os principais designs de prancha, alguns deles ideais para quem está começando. Imagem: Reprodução / Shutterstock.

Funboard

Para os iniciantes, tanto o longboard e o funboard são considerados modelos ideias. Escolher entre uma ou outra dependerá de como serão as suas tentativas iniciais de surfar.

De maneira geral, a “Fun”, é menor e mais estreita que os longboards, mas mesmo assim são consideradas bastante estáveis e possuem boa flutuação para ajudar na remada. Também vale ressaltar que esta prancha irá facilitar a questão da logística no surfe, pois são menores do que os longs.

Mid Lenght
A Mid Lenght é o resultado da redução no tamanho das pranchas (longboards) do meio para o fim dos anos 60. Imagem: Reprodução / Instagram / New Advance.

Mid Lenght

Esse tipo de prancha, de medidas avantajadas, ressurgiu com a onda das retrôs e, ainda bem, pelo momento “cabeça aberta” pelo qual passa o surfe atual.

Elas são o resultado da redução no tamanho das pranchas (longboards) do meio para o fim dos anos 60. Dali em diante as pranchas foram diminuindo cada vez mais, redefinindo e refinando os modelos, até se tornarem as mini models, deixando aquelas primeiras experiências no meio do caminho, ou seja, no tamanho médio (Mid Length).

São pranchas muito boas para aprender e dar os primeiro passos no esporte devido à grande flutuação e medidas de meio (largura) e borda (espessura) acima da média.

Mini Longboard
Mini Longboard, ou “Mini Long” para os íntimos. Reprodução / Instagram / New Advance.

Mini Long

O Mini Longboard é uma prancha muito versátil, com design que faz referência ao longboard progressivo. Também é considerada uma prancha de surfe para iniciantes porque são menores, mais leves, e facilitam muito na hora de passar a arrebentação e chegar ao outside.

Essa prancha agrada tanto aos surfistas iniciantes quanto aos mais experientes que querem uma opção para dias de ondas menores.

prancha de surf
Menores e mais rápidas, as pranchas Híbridas já exigem um pouco mais de preparo físico. Imagem: Shutterstock

Híbrida

As pranchas híbridas, também chamadas de evolution, são pranchas intermediárias, com medidas entre as shortboards e funboards.

Elas são estáveis e fáceis de virar, ideais para fazer a performance decolar. Mas por serem menores que os longboards e mais rápidas na hora do drop também exigem um pouco mais de equilíbrio e preparo físico.

-Publicidade-