Marcas como Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé foram acusadas de “progresso zero” na redução de resíduos de plástico e foram apontadas como as empresas mais poluidoras de plástico do mundo pelo terceiro ano consecutivo.

De acordo com a auditoria anual Break Free From Plastic, a Coca-Cola foi classificada como o poluidor de plástico número 1 do mundo. Isto porque suas garrafas de bebida foram as mais frequentemente encontradas descartadas em praias, rios, parques e outros locais de lixo em 51 dos 55 países pesquisados. No ano passado, foi a garrafa de plástico mais frequente em lixos de 37 países, de 51 pesquisados.

A auditoria anual, realizada por 15.000 voluntários em todo o mundo, identifica o maior número de produtos plásticos de marcas globais encontrados no maior número de países. Neste ano, foram coletados 346.494 resíduos plásticos, dos quais 63% foram marcados claramente com a marca do consumidor.

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A marca Coca-Cola foi encontrada em 13.834 peças de plástico, já a PepsiCo em 5.155 e a marca Nestlé em 8.633.

A Coca-Cola foi criticada por ativistas ambientais no início deste ano, quando anunciou que não abandonaria as garrafas plásticas, dizendo que elas eram populares entre os clientes. Segundo uma pesquisa da ONG Tearfund, em março, Coca-Cola, PepsiCo, Nestlé e Unilever foram responsáveis ​​por meio milhão de toneladas de poluição por plástico em seis países em desenvolvimento a cada ano

“As maiores empresas poluidoras de plástico do mundo afirmam estar trabalhando duro para resolver a poluição do plástico, mas, em vez disso, continuam a bombear embalagens de plástico descartáveis ​​nocivas”, disse Emma Priestland, coordenadora da campanha global do Break Free From Plastic ao jornal The Guardian.

Emma disse que a única maneira de deter a crescente maré global de lixo plástico é interromper a produção, eliminar o uso único e implementar sistemas de reutilização.

“A Coca-Cola, a PepsiCo e a Nestlé devem liderar o caminho para encontrar soluções reais para reinventar a forma como entregam seus produtos”, disse.

Até 91% de todos os resíduos plásticos já gerados não foram reciclados e acabaram sendo incinerados, em aterro ou no ambiente natural, segundo estudo de 2017.

Além disso, a auditoria global deste ano de resíduos de plástico revelou que sachês descartáveis, usados ​​para vender pequenos volumes de produtos como ketchup, café e xampu, eram o tipo de item mais comumente encontrado, seguidos por pontas de cigarro e, em seguida, garrafas de plástico.

O que as empresas mais poluidoras de plástico dizem

A Coca-Cola disse que está trabalhando para lidar com o desperdício de embalagens, em parceria com outras empresas, e contestou a alegação de que não está progredindo.

“Globalmente, temos o compromisso de recuperar todas as garrafas até 2030, para que nenhuma delas acabe como lixo ou nos oceanos e o plástico possa ser reciclado em novas garrafas”, disse um porta-voz. “Garrafas com plástico 100% reciclado agora estão disponíveis em 18 mercados ao redor do mundo, e isso está crescendo continuamente.”

O porta-voz disse que a Coca-Cola também reduziu o uso de plástico em embalagens secundárias e que globalmente “mais de 20% do nosso portfólio vem em embalagens recarregáveis ​​ou de fonte”.

Um porta-voz da PepsiCo disse que a empresa está tomando medidas para lidar com as embalagens por meio de “parceria, inovação e investimentos”. Eles disseram que definiu metas de redução de plástico “incluindo a redução de plástico virgem em nosso negócio de bebidas em 35% até 2025” e também “aumentou o reabastecimento e a reutilização por meio de empresas como SodaStream e SodaStream Professional, que esperamos evitará 67 bilhões de plástico de uso único garrafas até 2025 ”.

Eles acrescentaram que a empresa estava investindo em parcerias para aumentar a infraestrutura de reciclagem e coleta, prometendo mais de US$ 65 milhões desde 2018.

Um comunicado da Nestlé disse que a empresa estava fazendo “progressos significativos” em embalagens sustentáveis, embora reconhecesse que era preciso mais: “Estamos intensificando nossas ações para tornar 100% de nossas embalagens recicláveis ​​ou reutilizáveis ​​até 2025 e para reduzir o uso de plásticos virgens por um terço no mesmo período. Até agora, 87% de nossas embalagens totais e 66% de nossas embalagens de plástico são recicláveis ​​ou reutilizáveis.”







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