A maior ponte suspensa para pedestres do mundo foi inaugurada em Portugal neste mês. Para se ter uma ideia do tamanho, demora cerca de 10 minutos para cruzá-la.
A ponte 516 Arouca, assim chamada porque tem 516 metros de comprimento e fica na localidade de Arouca, uma hora a sul do Porto, liga a Cascata das Aguieiras à Garganta do Paiva. A estrutura é a mais recente oferta de aventura do Geopark Arouca, conhecido pelas atividades radicais.
No estilo tibetano, a ponte é sustentada por cabos de aço e duas enormes torres em forma de V.
Leia Mais:
+ Atletas fazem highline urbano de 340 metros em ponte de Florianópolis
+ A ponte marítima mais longa do mundo está pronta para abrir
O Rio Paiva corre 176 metros abaixo da grade de metal aberta do caminho de um metro de largura.
As grades são de rede rígida, enquanto o deck é construído com 127 módulos de quatro metros de comprimento.
Desenhada pelo estúdio português Itecons, a ponte demorou três anos para ser construída, tendo sido concluída em julho de 2020.
“Esta ponte visa atingir o interesse de diferentes tipos de pessoas: amantes da engenharia, conhecedores da natureza, pessoas que gostam de experiências extremas”, afirmou a autarquia local do município de Arouca, em nota.
Arouca 516 roubou o título de ponte suspensa para pedestres mais longa da ponte suspensa Charles Kuonen, na Suíça , que se estende por 500 metros e foi inaugurada em 2017. Essa ponte oferece vistas do Matterhorn, Weisshorn e dos Alpes Berneses.
Já a ponte suspensa com fundo de vidro mais alta do mundo é a ponte de vidro Zhangjiajie, na China, que permite aos visitantes fazer bungee jump de sua plataforma de 260 metros de altura.
A data para visitação da ponte em Portugal ainda não foi divulgada e nem os valores de ingresso definidos.