Conheça a maior caverna do mundo, localizada no Vietnã

Por Redação

Conheça a maior caverna do mundo, localizada no Vietnã
Imagem: Reprodução/Instagram/2 vietnamtourismboard /@rdeboodt

Com 9 km de comprimento, 200 metros de altura e 150 de largura, Son Doong, no Vietnã, é a maior caverna do mundo. O local é aberto a visitantes e faz parte do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, na província de Quang Binh.

A caverna tem um rio subterrâneo, dolinas, fósseis, diversas formações rochosas, espécies únicas de peixes e insetos e uma variedade enorme de plantas e árvores. Esse conjunto é tão grande que o local conta com um clima próprio, com nuvens que se formam a partir do rio.

Son Doong conta também com duas claraboias que abrem o caminho para os raios solares entrarem na caverna — o que permite o crescimentos das plantas, além de arrematar o visual deslumbrante do local.

Leia mais

+ Voluntários se isolam por 40 dias em caverna em experimento

+ Monge budista é resgatado de caverna inundada depois de vários dias

Espetáculos naturais

Uma floresta tropical cresce inteiramente dentro de Son Doong. Por uma queda de rochas que formavam um teto, grandes ‘janelas’ se abriram — formando as chamadas dolinas — e acabaram com a escuridão de uma parte da caverna. Com a luz do sol, árvores tropicais, palmeiras e samambaias cresceram dentro do local.

Seguindo as águas do rio subterrâneo localizado na caverna, o destino final é um presente para os visitantes: a “Grande Muralha do Vietnã”. É possível escalar a parede de calcita de 90 metros e apreciar o visual de Son Doong.

Formação e história da maior caverna do mundo

Son Doong é formada no encontro de dois grandes rios, Khe Ry e Rao Thuong. A caverna segue uma falha geológica de 100 metros de largura, o que contribui para as grandes passagens no meio do local.

O calcário encontrado na caverna tem menos de 3 milhões de anos, o que mostra uma formação muito mais recente do que o parque em que ela se encontra. Estudos mostram que o calcário do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang tem cerca de 400 milhões de anos.

A entrada de Son Doong foi descoberta pela primeira vez em 1990, quando um local chamado Ho Khanh andava pela floresta, mas ele decidiu não explorar o local naquela vez. Depois, ele tentou achar a caverna novamente junto a dois oficiais da Royal British Cave Association, mas não teve sucesso.

Somente em 2008 Ho Khanh encontrou o local de novo. Dessa vez, ele anotou o trajeto que fez até chegar na caverna e, um ano depois, levou uma equipe de profissionais para a primeira expedição oficial de Son Doong.

Visitação

As visitações na maior caverna do mundo começaram em 2013, com um roteiro seguro montado pela equipe da Royal British Cave Association. A recomendação é que somente pessoas com boas condições físicas e com experiência em trilhas na floresta façam a expedição em Son Doong.

A exploração da caverna só pode ser feita de fevereiro a agosto, por condições climáticas. O local recebe um número limitado de 1.000 pessoas por ano.

O departamento de turismo de Quang Binh oferece os equipamentos necessários para a visitação da caverna.