Conheça a ciclovia do Lago di Garda, a mais bonita da Itália

Por Verônica Mambrini

ciclovia do lago di garda
Imagem Shutterstock

O Lago di Garda é o maior lago da Itália, e é facilmente um dos mais lindos do mundo. Pertinho de Verona, as margens estão passando por uma reforma com a construção de uma trilha que permitirá que os ciclistas pedalem em todo o seu perímetro. Quando concluída, a ciclovia do Lago di Garda terá aproximadamente 140 quilômetros circundando o lago, com passarelas, trechos asfaltados, trechos de gravel e túneis. Ela vai passar por 19 cidades, cada uma com belezas e especialidades típicas que valem uma parada.

+ Ciclovia do rio Pinheiros reabre com melhorias
+ Esta ciclovia na Bélgica te dará a sensação de pedalar sobre a água 

O projeto se chama Garda by Bike e une trechos de ciclovia que já existem com partes novas. Já está em andamento há dois anos e tem conclusão prevista para 2021. A ciclovia do Lago di Garda passa pelas regiões da Lombardia, Trentino e Veneto. O caminho também se conectará às ciclovias europeias EuroVelo 7 e EuroVelo 8 em todo o continente. Nada mal como projeto para as próximas férias, hein?

Como o lago é cercado de montanhas, o circuito é cheio de subidas e descidas, algumas bem íngremes. Há trechos planos e bem convidativos para ciclistas recreacionais e famílias. É possível fazer o giro de 140 km de uma vez como um desafio atlético, ou escolher trechos para explorar a região de bike, conhecendo cidadezinhas lindas como Sirmione, cheia de atrativos e que já vale um dia inteiro de passeio, a outras cidades como Riva del Garda ou Peschiera. 

As marinas na água azul, restaurantes à beira da água e visuais panorâmicos são onipresentes no circuito que inclui a ciclovia do Lago di Garda. É fácil de chegar de trem a partir de Verona para cidades como Peschiera del Garda – mas também é possível ir já pedalando. A maioria dos hotéis e hostels estão acostumados com ciclistas e cicloturistas, então você e sua  bike serão bem-vindos. Inclusive há estabelecimentos especializados, como o Bike Garda Hotel, que além de alugar bikes e pacotes de serviços pensados para ciclistas, oferecem informações sobre o percurso.

Um dos trechos inaugurados recentemente é o de Limone sul Garda, com trechos da ciclovia no típico deck de madeira suspenso sobre a água, que parte do centro. Este pedaço vai até Località Pescarol, já na província de Trento, percorrendo um total de 4,4 km. A cidade vale uma visita às suas lojinhas, restaurantes e igrejas e casas históricas. A ciclovia suspensa na beira do lago não é contínua, mas isso não é um problema. É bem tranquilo interligar os trechos e fazer a volta ao lago por outros trechos de ruas normais, compartilhadas com veículos. 

Nos trechos de asfalto, em que a volta do lago é por ruas compartilhadas com carros, fique de olho. Não por causa do trânsito, mas porque a região é bem usada para treinos de ciclistas profissionais, e pode ter algum atleta que você já viu nos Grand Tours deixando você para trás.