A Pilot, fabricante holandesa de quadros de titânio, apresentou uma novidade extravagante que chamou a atenção na Eurobike, maior feira de ciclismo da Europa, que acontece de 21 a 25 de junho em Frankfurt, na Alemanha. A fabricante revelou o protótipo de quadro de bicicleta, da marca Seiren, feito de titânio totalmente impresso em 3D.
+ Marca alemã lança primeiro pneu de bike reciclado do mundo
+ ONG lança prancha feita com lixo e água de esgoto
Por que demorou tanto para chegar um quadro de bicicleta de titânio completamente impresso em 3D? Bem, uma série de razões, todas relacionadas ao custo.
As impressoras que podem fabricar produtos de titânio são caras, especialmente as grandes o suficiente para fazer algo na escala de um quadro de bicicleta. E a natureza inflamável do titânio na forma necessária para imprimi-lo o torna proibitivamente perigoso fora das instalações especializadas.
Isso tudo serve para aumentar o custo do produto final.
A Seiren custará € 17.000 (cerca de R$ 88.300) para uma bicicleta completa construída com Dura-Ace, rodas Corima e todos os outros bits de carbono de ponta. Espera-se que esteja à venda em 2024 e será uma construção completa apenas no início, com uma especificação semelhante ao que está sendo exibido na Eurobike.
Para efeito de comparação, a Pilot vende seu quadro de bike de estrada de titânio superior, o Celes, que é tradicionalmente soldado, construído com Dura-Ace por € 9.500 (cerca de R$ 49.300).
Mas chega de falar que a Seiren é cara. Aqui está um argumento sobre por que pode não ser tão insano afinal – isto é, se você começou a ler isso já disposto a gastar cinco dígitos em uma bicicleta de estrada.
Alguns protestarão que esta bicicleta é apenas um exercício para ver o que é possível criar. Mas a impressão 3D tem alguns pontos positivos muito tangíveis, principalmente o peso.
Este quadro em exibição na Eurobike pesa apenas 1.150 gramas. Isso se deve ao fato de a Pilot ser capaz de reduzir a espessura da parede a mais fina possível e estruturalmente permitido, tão pequena quanto 0,6 mm neste caso, para manter o peso no mínimo absoluto. A colocação de tubos de titânio tradicionais não pode fazer muito neste departamento.
A Pilot diz que pode levar as coisas ainda mais longe e reduzir outros 100 gramas, possivelmente mais. O fato é que atingir o mínimo de peso DA UCI, ou inferior, não será uma façanha terrivelmente difícil com este quadro como ponto focal.
Ao mesmo tempo, o quadro totalmente impresso em 3D é mais forte do que sua contraparte soldada porque elimina os pontos de tensão das soldas. O quadro mais forte possível seria um impresso como uma única peça. No entanto, devido a limitações de tamanho da impressora 3D à sua disposição, a Pilot teve que dividir o quadro em três partes, todas impressas simultaneamente na mesma impressora, e depois colá-las. Mesmo essas seções coladas são muito mais fortes do que as soldas, diz o gerente de marketing e comunicações da Pilot, Tim Blankers.
Depois, há o argumento de que os quadros impressos em 3D parecem muito mais legais. A Seiren tem junções suaves de carbono em uma armação de metal. Além disso, você certamente não conseguiria aquela junção do tubo superior do assento em nenhuma bicicleta soldada.
E não, isso não é uma homenagem a Trek Madone, ou imitação, ou o que você quiser chamar. É por acaso que a Trek chegou a esta forma por causa da aerodinâmica, e a Pilot, bem, porque essa era a única maneira de fazer as três seções do quadro imprimirem corretamente para se conectarem umas às outras. Não que o design seja totalmente o mesmo. A Trek tem um buraco passando por esta seção; a Pilot não.
Outra vantagem: se a preocupação com o meio ambiente estiver em mente, uma armação de titânio tem pouco desperdício no final da produção e é totalmente reciclável no final de sua vida útil, sempre que possível. A Pilot oferece uma garantia de 25 anos em suas bikes, se isso diz algo sobre sua confiança tanto no artesanato quanto no material.
Então, isso mostra meu ponto de vista sobre o custo não ser tão escandaloso. Se você planeja possuir esta bicicleta por um bom tempo, talvez o resto de sua vida, isso é pouco em comparação com os US $ 14.000 (ou mais) de uma bicicleta de estrada de carbono de ponta e pronta para uso hoje em dia, uma que irá ficará desatualizada em três anos e provavelmente não durará o quarto de século da garantia da Pilot se for realmente usada o tempo todo.
Blankers ainda não disse qual é a garantia da Seiren devido ao fato de a bike ainda estar em testes finais. Embora ele diga que se eles não pudessem oferecer a mesma garantia, ainda não estaria pronto para o mercado.
Ok, então você está convencido disso? Bem, um problema: a bicicleta de quadro de titânio impresso em 3D ainda não está à venda. Embora a Pilot esteja colocando um preço alto nela, a bike ainda é um protótipo.