Você pode congelar abacate para mantê-lo maduro?

Congelar abacate
Foto Shutterstock

Abacate é uma fruta de tudo ou nada. Na época, fica baratíssimo e quem tem uma árvore perto de casa colhe abacate até enjoar. Fora de época, é um luxo na compra. Ao mesmo tempo, ele é meio sentimental: é preciso esperar pacientemente ele ficar maduro… e comer logo para não perder. Será que dá para congelar abacate e garantir a fruta prontinha para comer por mais tempo?

>> Siga a Go Outside no Instagram

Você pode congelar abacate?

A resposta curta: sim! Congelar o abacate preserva as propriedades nutricionais dele e evita que estrague, se você tiver abacate em grande quantidade em casa.

+ Receita: salmão com quinoa e abacate
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente 

Porém, vale lembrar que colocar o abacate no freezer muda um pouco a textura da fruta cremosa. O congelamento de qualquer alimento alterará a textura até certo ponto. Contudo, devido ao alto teor de gordura dos abacates, eles lidam com temperaturas muito bem. E esteja preparado para notar algum escurecimento ou descoloração. Isso ocorre quando os abacates são expostos ao oxigênio, o que às vezes é inevitável.

Ainda assim, você pode querer ficar usando o seu estoque de abacate congelado em receitas de comidas ou smoothies ao invés de comê-los puros ou em um sanduíche.

Mas como se congela um abacate?

Você pode congelar ele inteiro, metade ou em cubos. Apenas lave, descasque e adicione um pouco de suco de limão para manter sua coloração.

Para minimizar o escurecimento, coloque o abacate em uma sacola para freezer. Tente tirar o máximo de ar possível e depois feche bem. Você também pode optar por manter seus abacates em um recipiente de armazenamento. Só não se esqueça de cobrir a camada superior com papel para mantê-la longe do ar.

Quando você estiver pronta para comer, basta tirar a fruta do freezer para descongelar.

Ok, mas perde alguma vantagem nutricional?

Abacates são queridinhos nutricionais. A fruta é rica em gordura monoinsaturada saudável, que pode diminuir o risco de doença cardíaca e ajudar a reduzir a gordura da barriga. Também é cheio de fibra e outras vitaminas e minerais (como vitamina C, vitamina K, folato e potássio) que contribuem para a boa saúde. E a boa notícia: o congelamento não elimina esses nutrientes.

Além disso, você vai obter muito mais nutrientes de um abacate que você come do que um que acaba no lixo. Então, da próxima vez que tiver abacate em promoção, não tenha medo de comprar!