No último final de semana, a 9ª edição do Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit reuniu milhares de pessoas no parque Villa-Lobos, em São Paulo. O público foi conferir de perto alguns dos melhores documentários de aventura, esportes e vida ao ar livre produzidos recentemente, em um telão de alta definição.
Após o festival, o público, por meio de votação online, e um júri formado por jornalistas, fotógrafos e cineastas escolhem os melhores filmes. Confira os vencedores do Rocky Spirit 2019:
Melhor Filme Nacional – Escolha do Júri: Julietti – Uma Vida nas Montanhas
Melhor Filme Nacional – Escolha do Público: Julietti – Uma Vida nas Montanhas
Melhor Filme Internacional – Escolha do Júri: Queen Maud Land
Melhor Filme Internacional – Escolha do Público: Queen Maud Land
Melhor Filme Internacional (menos de 10 minutos) – Escolha do Júri: Hors Piste
Melhor Filme Internacional (menos de 10 minutos) – Escolha do Público: Run Wild
As redações dos títulos da editora Rocky Mountain também elegeram os filmes favoritos:
Escolha da Runner’s World: Togumi – Tor des Géants
Escolha da Women’s Health: Mentors: Hilaree Nelson
Escolha da Hardcore: Simagere – O Espírito da Vida
Escolha da Bicycling: Life of Pie
Escolha da Go Outside: A Trilha
Menção Honrosa: Wave Your Hands Like Clouds
Rocky Spirit 2019
O evento, que já está há quase uma década em São Paulo, faz parte do calendário cultural da cidade. Neste ano, mais uma vez ele ocupou os gramados do Parque Villa-Lobos nos dias 17 e 18 de agosto, trazendo um enorme telão de alta definição e muitas atrações ao longo do sábado e do domingo desde cedo.
O primeiro dia festival começou com um treino de corrida de 9 km com a assessoria esportiva Núcleo Aventura. Em seguida, foi a aula de Superioga com Angélica Banhara, um método de condicionamento físico e mental, em que se trabalha posturas clássicas da ioga em sequencias e dinâmicas especiais. Atividades esportivas continuaram durante a tarde com uma aula intensa de treinamento funcional com o personal fighting de celebridade como Sabrina Sato, Rodrigo Ruiz.
+ 6 filmes nacionais que serão exibidos na 9ª edição do festival
No domingo, a professora de ioga Alyne Ribeiro elevou a energia da galera logo cedo no parque. Em seguida, profissionais da Bodytech e da Fórmula Academia fizeram todo mundo suar a camisa em uma aula de funcional.
Pensando nas famílias e crianças, durante os dois dias de festival, aconteceram atividades para o público infantil. A Associação Viva e Deixe Viver fez rodas super lúdicas de contação de histórias, e o Acampamento Go Outside de Aventura fez a garotada gastar energia com aulas de acrobacia e clinica de “tira rodinhas” para pequenos ciclistas. A Vila Gastronômica Soul Saudável também esteve durante o evento oferecendo um cardápio recheado de comidinhas saborosas e saudáveis.
As atrações musicais deste ano homenagearam artistas importantes. No sábado, durante um belo pôr do sol, os cantores Anelis Assumpção e Saulo Duarte fizeram um tributo especial a Boy Marley. No domingo foi a vez de Karina Burh e Dada Yute homenagearam Gilberto Gil. A direção musical foi feita pelo trompetista Guizado.
Os filmes exibidos no Rocky Spirit é uma mescla de produções selecionadas no Mountainfilm Festival, de Telluride, no Colorado (EUA) – evento internacional pioneiro que deu origem ao Rocky Spirit, e também produções nacionais, selecionadas por gente que entende do assunto.
Para a diretora do evento, Andrea Estavam, esta edição foi um sucesso. “O festival neste ano superou as nossas expectativas, e olha que elas estavam altas. Nesta edição fomos para uma área maior do parque e o público lotou o gramado. O Rocky Spirit é um festival de quem vai uma vez, se apaixonada. O crescimento é muito orgânico e todo mundo que vai pira.”