As Olimpíadas de Tóquio adiadas serão realizadas de 23 de julho a 8 de agosto de 2021, confirmou o Comitê Olímpico Internacional (COI). As novas datas foram definidas após um acordo foi alcançado na segunda-feira após uma ligação entre líderes do COI, organizadores dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o governo japonês e o Comitê Paraolímpico Internacional.
Os Jogos Olímpicos estavam programados para acontecer de 24 de julho a 8 de agosto deste ano, mas foi anunciado na semana que as Olimpíadas foram adiadas por causa da pandemia de coronavírus.
+ Favorita do skate nas Olimpíadas, Pam pausa treinos para dar exemplo
+ Conheça o Nike Alphafly, o tênis proibido nas Olimpíadas
As novas datas dos Jogos Paraolímpicos são de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.
“A humanidade atualmente se encontra em um túnel escuro”, disse Bach em comunicado. “Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel.
O COI diz que a decisão sobre as novas datas dos Jogos Olímpicos foi tomada “para proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e para apoiar a contenção do vírus COVID-19”.
Acredita-se que as novas datas – exatamente um ano depois do planejado originalmente – fornecerão a menor interrupção para um calendário esportivo já lotado de 2021. Além disso, a ideia é também dar aos atletas tempo suficiente para concluir o processo de qualificação.
Apesar de agora estar confirmado para 2021, os Jogos ainda serão conhecidos como Tóquio 2020, apesar do adiamento.
É a primeira vez na história que as Olimpíadas foram adiadas em tempos de paz. Os Jogos de 1916, 1940 e 1944 foram cancelados por causa das guerras mundiais. Nem mesmo em meio a acontecimentos graves o evento parou. Em 1972, por exemplo, os Jogos de Munique continuaram apesar do atentado que matou 11 membros da delegação israelense dentro da Vila Olímpica alemã. Em 1996, um atentado à bomba em Atlanta matou duas pessoas e feriu 100, mas os Jogos Olímpicos foram concluídos nos EUA.