Confira alguns alimentos para melhorar sua saúde intestinal

Confira alguns alimentos para melhorar sua saúde intestinal
Foto: Reprodução/Rawpixel

Os produtos que você traz na sacola do mercado podem ter um grande impacto na sua saúde e bem-estar: é muito importante estar atento ao que você compra e consome, de forma a permitir que os alimentos cumpram seu papel de fornecer uma boa digestão e melhor qualidade da sua saúde intestinal.

+ De doenças ao uso de drogas: como o suor pode revelar nossos segredos

+ Smash burger: saiba o que é e como fazer o seu em casa

+ Como fazer uma reeducação alimentar e perder peso de forma saudável

Provavelmente nunca estivemos tão cientes e bem informados sobre como os alimentos que escolhemos afetam nossa saúde. Ainda assim, quem nuca se sentiu tentado ao passar pelo corredor das guloseimas durante as compras?

A conexão entre alimentação e bem-estar é ainda mais importante quando se trata de saúde intestinal, essencial para fazer a ‘engrenagem’ do corpo humano funcionar – e, com mudanças simples na dieta, podemos começar a cuidar melhor dessa parte.

Confira algumas sugestões e tente adicionar os ingredientes em seu carrinho na próxima ida ao supermercado – e prepare-se para notar diferenças reais e benéficas no mlehor funcionamento do seu intestino.

Batatas

As batatas podem ser uma ótima fonte de fibras, principalmente se você não retirar as cascas. As fibras ajudam a manter um sistema digestivo saudável, passando pelo intestino sem se decompor.

A batata também é fonte de amido resistente, uma forma de amido que não pode ser digerida no intestino delgado e, por isso, é classificada como um tipo de fibra, o que também pode ajudar na saúde intestinal.

Grãos

Escolher variedades integrais de pão e massa é uma forma fácil de aumentar a ingestão de fibras. Ao contrário dos grãos refinados usados no pão branco e nas massas, os grãos integrais incluem o farelo, a camada externa rica em fibras que é removida quando o grão é refinado.

Lembre-se de verificar o rótulo de todos os pacotes que comprar para ter certeza sobre os ingredientes, conteúdo de fibra e valores nutricionais. Como guia, um produto que afirma ser uma fonte de fibra deve conter pelo menos 3g de fibra por 100g ou pelo menos 1,5g de fibra por 100 kcal, enquanto um produto que afirma ser uma fonte de fibra deve conter o dobro desses valores.

Vegetais folhosos

Lembra quando seus pais diziam para “comer suas verduras”? Eles estavam certos: brócolis e couve são considerados ótimas fontes de fibra.

Nozes e sementes

Sementes de abóbora, girassol e linhaça são úteis se você está procurando um lanche com  fibra enquanto viaja. Nozes e sementes podem ser polvilhadas em batatas fritas, transformadas em tempero, inseridas em barras de cereais caseiras ou adicionadas aos cereais matinais. E não se esqueça das manteigas de nozes, que vêm em variedades como caju e amêndoa, além de amendoim.

Frutas sortidas

Se você gosta de algo mais doce, muitas frutas contêm fibras, como morangos, amoras e romãs, por exemplo. O abacate pode ser outra ótima opção, já que é possível comê-lo de forma doce ou salgada, da forma que achar melhor.

A banana também pode ser outra aliada deste combo! Quando verdes, elas são uma boa fonte de amido resistente. Como regra geral, quanto mais verde a banana, mais amido resistente ela contém, então tente ingerir antes que fiquem completamente amarelas.

Prebióticos

A fibra chega ao intestino grosso sem ser digerida. Uma vez lá, alguns tipos de fibra se tornam “alimento” para as bactérias boas em nosso intestino. Esses tipos de fibra são chamados de prebióticos. Pequenas quantidades podem ser encontradas em alimentos como raiz de chicória, cebola, alho e alcachofra. Mas se você também pode escolher alimentos com fibra prebiótica adicionada.