Você não precisa ser um corredor profissa para compartilhar seu amor pelo esporte. Com a época de festas, comilança e quilos a mais chegando, comece a exercer a generosidade: divirta-se com amigos e familiares levando-os para uma corrida. É simples e você ficará com energia renovada. Veja maneiras de se doar um pouco às pessoas:
Colega iniciante
Lembra como começar na corrida foi difícil para você? Encoraje um amigo ou conhecido a experimentar correr. Mas vá com calma e respeite as limitações típicas dos iniciantes. Primeiramente caminhem juntos, aumento o tempo da atividade para 30 minutos.
Depois, introduza uma corrida leve de 5 minutos na caminhada de 30 minutos. A cada duas semanas, você e seu amigo podem acrescentar mais 5 minutos de corrida e subtrair 5 minutos de caminhada, desde que a pessoa não se sinta muito ofegante (se isso acontecer, diminuía o ritmo, ande mais e corra menos).
Veja também
+ As 5 melhores cidades do percurso do Tour de France
+ Feriados 2023: ano terá 12 feriados, com 9 prolongados; veja datas
+ 5 motivos para você sair do sofá e começar a correr agora
Amigo veloz
Corredores de todos os níveis podem se conectar mais ao treinarem juntos – basta escolher a ocasião certa. Ofereça-se para se juntar a um amigo mais rápido que você nos últimos quilômetros de um treino longo dele ou durante seu desaquecimento após um dia intenso de corrida. Ou, então, se seu amigo estiver se recuperando de uma meia-maratona, sugira de vocês se encontrarem em sua primeira corrida de volta aos treinos
Em família
Movimentar-se em família é uma ótima maneira de passar mais tempo juntos, e esses “treinos” nem precisam ser sérios e estruturados – brincar de pega-pega por 15 minutos com os filhos está de bom tamanho. Contudo, se seu filho tiver interesse em correr com você, pegue leve: comece com alguns minutos de caminhada, reveza entre corrida e caminhada de 5 a 10 minutos (diminuindo o passo sempre que ele começar a respirar de forma mais intensa) e termine caminhando para desaquecer.
Você pergunta, a Go Outside responde:
Como encaixar treinos de corrida nas férias?
Sempre que você conseguir, basta encaixar um treino mais curto entre um passeio e outro, especialmente se você está de férias dividindo uma casa com os amigos, por exemplo. Mesmo uns 10 ou 15 minutos ajudam a manter o condicionamento básico durante os dias de descanso.
Gostaria de dar um presente legal para um amigo corredor, o que você sugere?
Pense no que você gostaria de ganhar: livros sobre corrida, inscrição para uma prova bacana ou um vale-presente de uma boa loja de artigos esportivos. E, claro, nenhum corredor vive sem vários pares de meias de qualidade, que absorvem o suor.
A desculpa:
“Vou viajar o dia inteiro, não vou conseguir treinar de jeito nenhum”
Saia dessa
Vista roupas confortáveis e seu tênis de corrida. Se estiver de carro, pare a cada 1 ou 2 horas para uma caminhada ou corrida de 5 a 10 minutos. Se a viagem for de ônibus ou avião, fique em pé ou caminhe a cada hora e ande enquanto aguarda o embarque ou durante as paradas ou conexões.