O site australiano AirlineRatings.com divulga, todos os anos, a lista das companhias aéreas mais seguras do mundo. Em 2022, o ranking foi diretamente afetado pelas medidas de segurança contra a covid-19 durante o voo das empresas.
+ Veja as 25 praias mais bonitas do mundo, duas são brasileiras
+ Rio de Janeiro tem o 25º bairro mais legal do mundo, veja o ranking
A lista desse ano teve mudanças significativas em relação a 2021, como a queda da Qantas de 1º para 7º lugar.
O AirlineRatings.com monitora 385 companhias aéreas de todo o mundo, medindo fatores que incluem acidentes e incidentes graves, idade da aeronave e, principalmente, protocolos do novo coronavírus.
“Os últimos dois anos têm sido extremamente difíceis para as companhias aéreas, com a covid-19 reduzindo as viagens e os editores da Airline Ratings têm se concentrado principalmente nos esforços que as companhias aéreas estão empreendendo para treinar novamente os pilotos antes de um retorno ao serviço”, disse Geoffrey Thomas, editor-chefe da AirlineRatings.com, em comunicado.
A companhia aérea mais segura do mundo em 2022 é a Air New Zealand. “A Air New Zealand é líder neste campo com retreinamento abrangente”, afirma Geoffrey Thomas.
A Etihad Airways ficou em segundo lugar, com a Qatar Airways em terceiro, a Singapore Airlines em quarto e a TAP Portugal completando os cinco primeiros.
A Qantas, a companhia aérea mais segura do mundo nos últimos anos, ficou em sétimo lugar, provavelmente como resultado de um voo da Boeing em outubro que foi desviado devido a um desequilíbrio de combustível e considerado um “incidente sério”.
Confira a lista das 20 companhias aéreas mais seguras do mundo em 2022:
1. Air New Zealand
2. Etihad Airways
3. Qatar Airways
4. Singapore Airlines
5. TAP Air Portugal
6. SAS
7. Qantas
8. Alaska Airlines
9. EVA Air
10. Virgin Australia/Virgin Atlantic
11. Cathay Pacific Airways
12. Hawaiian Airlines
13. American Airlines
14. Lufthansa
15. Finnair
16. KLM
17. British Airways
18. Delta Air Lines
19. United Airlines
20. Emirates