Uma viagem de bicicleta é o melhor jeito de conhecer pessoas e culturas diferentes. Viajantes que utilizam a bicicleta como meio de transporte costumam ser bem aceitos em qualquer parte do mundo. Se você já pedala, pode fazer pequenas viagens com praticamente qualquer bicicleta, escolhendo um roteiro que atenda os limites da bike. Uma bicicleta de estrada confortável pode ser excelente para roteiros clássicos pelo asfalto como a estrada Rio-Santos, no sudeste do Brasil, ou o Uruguai, do Chuí a Montevideo. Com uma mountain bike ou outra bike que encare terra, as opções são praticamente infinitas. Com aluda de alguns equipamentos básicos, ensinamos aqui como viajar de bicicleta.
Leia também:
– Como acampar em qualquer lugar sem ser preso
– Tudo que você queria saber sobre bikepacking
Confira a lista a seguir e boa viagem!
Universal, esse bagageiro de alumínio 6061 T6 tubular é compatível com bicicletas com aro de 24” a 29” ou rodas aro 700C. Comporta até 25kg e tem trilhos para os alforges Topeak – sem deixar de ser compatíveis com bolsas de outras marcas.
Alforge Btwin impermeável 20L de capacidade
Há poucos anos, era difícil e caro encontrar bons alforges impermeáveis de encaixe rápido no Brasil. Entre as opções disponíveis atualmente, uma das melhores é o modelo da Btwin, marca da Decathlon. Por R$ 149,99 a unidade, o preço é bem amigo. Eles tem fecho tipo roll-top, é totalmente impermeável à chuva e comporta 20L ou até 7kg. Ajustável, o encaixe é universal.
Bolsa de guidão Curtlo Nomad
Bolsa de guidão é um dos acessórios de aventura mais bacanas para bike. É útil em passeios longos e em lugares onde pode não ter muita estrutura; em cicloviagens; e mesmo na cidade, substituindo uma bolsa com seus pertences pessoais. O modelo da Curtlo tem 4,5, mais que suficientes para levar documentos, lanche extra, um corta-vento e deixar o celular à mão – ou até uma máquina fotográfica, se você ainda é das antigas. A fixação por velcro tem prós e contras: deixa o produto mais acessível (R$ 164) e com fixação universal, mas pode ficar um pouquinho desajeitada em comparação às que vem com uma estrutura plástica de fixação,
Barraca Arpenaz 2
Farol recarregável 250 lúmens Genesi
Nada de ficar pedalando no escuro. De instalação fácil, com presilha de fixação em silicone, tem autonomia de 3 a 6 horas, dependendo da intensidade de iluminação. De quebra, ele vem com buzina. Recarregável via USB.
Explore roteiros incríveis de cicloviagem:
– Campos do Jordão a Joanópolis de bike
– Cicloviagem épica no Grand Canyon
– 7 roteiros de bike no Brasil e no mundo