Na segunda-feira, dia 14 de dezembro, vai acontecer um eclipse solar total. Em partes do Chile e da Argentina o fenômeno total poderá ser visto totalmente. E um eclipse parcial será visível na Bolívia, Brasil, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Antártida.
Leia Mais: Como fotografar estrelas e a Via Láctea
Lugares incríveis no mundo para observar estrelas
O eclipse parcial no Brasil começará à tarde – veja abaixo os horários. A sombra da Lua se move a quase 10.000 quilômetros por hora e terá 90 quilômetros de diâmetro.
Confira os horários em que o eclipse do dia 14 poderá ser visto nas cidades brasileiras:
- São Paulo – ínicio às 12h45 até às 15h16
- Porto Alegre- ínicio às 12h23 até às 15h12
- Cuiabá- ínicio às 11h33 até às 13h29
Quem estiver na América do Sul ou na Antártica, precisa garantir a segurança dos olhos ao observar um espetáculo celestial tão incrível. Você pode utilizar uma luneta solar para observá-la indiretamente ou usar óculos solares. Se você escolher o último, certifique-se de que eles tenham um selo ISO 12312-2 e os detalhes de contato do fabricante neles. Além disso, as lentes não devem ser arranhadas.
Se você não estiver na América do Sul, haverá transmissões ao vivo do espetáculo enquanto ele acontece, como o Instituto de Astrofísica UC do Chile, que transmitirá o evento em seus canais. A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (NASA) também transmitirá o eclipse.
Este será o último eclipse de 2020. A próxima temporada de eclipses será entre o final de maio e o início de junho. Teremos um eclipse lunar total em 26 de maio e um eclipse anular (o chamado anel de fogo) em 10 de junho, visível no Canadá.