Como secar equipamentos molhados corretamente

Por Joe Jackson, da Outside US

secar equipamentos
Engrenagem molhada é a maldição para bons tempos ao ar livre. Aqui estão algumas dicas para manter tudo seco - Foto: Sarah Jackson

Como um ex-guia de jangada, eu sei do que falo quando digo que essas seis dicas impedirão que você tenha que lidar com equipamentos encharcados, seja de esquiar, andar de mochila ou de bicicleta. Veja como secar equipamentos corretamente, de um jeito prático e fácil!

Use esse calor corporal

Quando você está extremamente frio ou molhado, às vezes a única fonte de calor radiante vem do seu corpo. Se algo indispensável como um par de luvas na neve ficar úmido, a esquiadora profissional Caroline Gleich as enfia entre a jaqueta e a camada de pele e deixa que o corpo aqueça-as. “Funciona muito bem como primeira linha de defesa”, diz ela. “Eu comecei a correr de esqui e as peles de foca (pele que se prende à sola dos esquis) foram destruídas durante transições rápidas, então eu trago dois pares de peles, e um fica permanentemente escondido em minha camisa.” Isso funciona melhor, claro, se a sua peça de roupa é respirável e irá expelir a umidade assim que o seu corpo estiver aquecido.

Jogar (com segurança) com o fogo

“A opção de fogueira é sempre eficaz, mas às vezes eficaz demais”, diz o atleta de caiaque Ben Stookesbury. “Muitas vezes você passa muito rápido de um equipamento seco para um equipamento derretido ou queimado.” Para proteger suas meias de furos enormes por conta do fogo, por exemplo, Stookesbury sugere manter seu equipamento contra o fogo com ajuda do vento. “O vento vai lhe dar mais calor, mas também colocará mais brasas em seu equipamento”, diz ele. “O lado da direção do vento é mais importante do que a proximidade.” E tome cuidado especial ao secar tecidos sintéticos – eles são muito mais inflamáveis ​​do que a lã ou o algodão.

Encha seus sapatos com jornal

Caminhantes experiente já devem conhecer este truque do jornal – Foto: Sarah Jackson

A recordista da trilha dos Apalaches, Jennifer Pharr Davis, mora no sudeste, onde chove muito. Um de seus truques para secar equipamentos envolve jornal. “Se você estiver indo para a cidade e tiver uma hora ou duas para tirar os sapatos, enrole jornal e coloque em seus sapatos. Vai secá-los muito mais rápido”, diz ela.

Leia também:
+ Saiba como cuidar dos seus equipamentos outdoor durante o verão
+ Vai acampar? Veja que equipamentos usar para cozinhar

Use camadas finas perto de sua pele

Você não precisa se preocupar em secar equipamentos se eles nunca se molharem, antes de mais nada. “O suor é meu inimigo”, diz o esquiador profissional Brody Leven. Sua arma principal na batalha: uma segunda pele feita de lã de Merino extremamente fina. “Uma camada fina significa menos isolamento, mas também é menos provável que fique suada. Além disso, é mais fácil secar se isso acontecer”, diz ele.

Tenha uma lona

O alpinista profissional Graham Zimmerman traz uma lona grande e baratinha para o acampamento base. “Se eu pendurar coisas para secar e começar a chover ou nevar, eu só jogo uma lona sobre elas”, diz ele. Em seguida, basta retirá-la se o sol sair novamente. E quase qualquer lona vai fazer isso. “Eu costumo usar apenas uma lona azul barata”, diz Zimmerman.

Transforme sua barraca em um varal

O explorador polar Eric Larsen chega ao ponto de amarrar um varal na sua barraca. Ele usa a própria corda da barraca – se você não estiver preocupado com o peso. “Qualquer boa tenda vai ter pontos onde podemos montar uma série de varais”, diz Larsen. Ele prende tudo com alfinetes de segurança para garantir que as luvas e as meias não caiam durante os ventos tempestuosos.