Como limpar fone de ouvido (ele é mais sujo do que você imagina!)

Por Outside USA

Como limpar fone de ouvido
Foto: Freepik

Saiba como limpar fone de ouvido em três passos simples

+ Como limpar corretamente sua garrafa d’água
+ Como limpar a corrente da sua bicicleta

Se você usa fones de ouvido ao fazer trilha, pedalar, escalar ou correr, talvez já tenha limpado eles de vez em quando. Grandes marcas, como Apple e Beats, recomendam limpar os fones após cada uso, mas vamos admitir: esse é um conselho fácil de ignorar.

Então, se você está olhando para seus fones e pensando que, sim, eles estão bem sujos, aqui está como mantê-los, e seus ouvidos, em excelente estado.

Por que você deve limpar seus fones de ouvido

Quando coloca fones no ouvido, você os expõe a todo tipo de sujeira, diz o Dr. Douglas Hildrew, otorrinolaringologista da Yale Medicine, nos Estados Unidos. Quando a cera de ouvido e o suor se misturam no canal auditivo, formam uma gosma pegajosa que pode atrair células mortas, bactérias e sujeira do ambiente, como poeira e partículas de poluição. “Essa mistura vai se prender nos fones e tende a se alojar nas ranhuras da tela de metal”, explica Hildrew.

O que acontece quando você não limpa o fone de ouvido?

O Dr. Michael Yong, otorrinolaringologista do Providence Saint John’s Health Center em Santa Monica, Califórnia, também nos EUA, diz que fones podem ficar bem sujos e acumular muita sujeira se usados com frequência — especialmente durante exercícios. “Isso inclui óleos e suor do ouvido, mas também sujeira e bactérias que passam das mãos e dedos [para os ouvidos], especialmente com fones intra-auriculares”, afirma.

Se eles permanecem dentro do ouvido, você pode acabar com uma infecção que poderia ter sido facilmente evitada com a limpeza dos fones.

As bactérias podem se acumular no canal auditivo

Bactérias adoram ambientes quentes, escuros e úmidos, como o interior do ouvido. Ao se exercitar ao ar livre e suar com um fone sujo, o ouvido fica mais quente e úmido, explica Hildrew. Isso cria um ambiente ideal para a multiplicação rápida de bactérias patogênicas, como Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa, que podem levar à otite externa (também conhecida como “ouvido de nadador”), uma infecção do canal auditivo. (Observação: você não precisa nadar para pegar esse tipo de infecção.)

+ Como cuidar da saúde durante mudanças no tempo

A otite externa pode ser bastante desconfortável: o canal auditivo fica cheio de uma secreção pegajosa e pode se tornar malcheiroso e dolorido, explica Hildrew. Sua audição pode ficar abafada — ou você pode desenvolver dermatite, uma condição comum que causa coceira, descamação e inflamação da pele dentro do ouvido, acrescenta Yong.

As infecções de ouvido podem ser tratadas com gotas antibióticas, mas se você demorar para procurar um médico, o canal auditivo pode inchar e demorar semanas para melhorar, alerta Hildrew.

Como limpar fone de ouvido

Ao limpar seus fones, tanto a técnica quanto a frequência são importantes. Se você usar o produto de limpeza errado ou esfregar com muita força, pode danificar os fones.

Em relação à frequência, limpá-los após cada treino é o ideal — especialmente se os fones entrarem em contato com suor, protetor solar ou sujeira. Mas até uma vez por semana já é melhor do que nada, diz Hildrew.

Lembre-se de que cada marca tem um conjunto de instruções ligeiramente diferente, então vale a pena conferir os passos específicos para o seu produto. Mas, em geral, aqui estão os itens necessários para limpar bem os fones:

– Um pano seco (de preferência sem fiapos, como um pano de microfibra ou uma camiseta velha)
– Álcool isopropílico
– Uma escova de dentes limpa
– Água destilada
– Sabão neutro
– Água micelar
– Massa adesiva, fita adesiva, fio dental ou água oxigenada se os fones estiverem muito sujos
– Papel toalha

Passo a passo de como limpar fone de ouvido

1. Limpe o estojo

Primeiro, retire os fones do estojo e desconecte o carregador da tomada. Como o estojo também pode ficar sujo, você vai querer limpá-lo bem.

Passe um pano seco pela parte externa do estojo. Se estiver visivelmente sujo, umedeça levemente o pano com um pouco de álcool isopropílico para eliminar as bactérias.

Evite que qualquer líquido toque nos pequenos pinos de metal onde os fones se conectam, pois podem ser danificados pela água. Em vez disso, passe uma escova de dentes de cerdas macias e seca sobre os pinos para remover resíduos de cera ou poeira.

2. Lave as pontas de silicone e a tela de malha

Se os fones tiverem pontas de silicone, retire-as e lave com álcool isopropílico ou água com sabão.

Para limpar as telas de malha — os painéis de malha macia nos fones — mergulhe a escova de dentes em água micelar e, segurando o fone de modo que a malha fique voltada para você, esfregue levemente as cerdas em movimentos circulares por 15 segundos em cada painel de malha.

Coloque os fones com a malha virada para baixo em uma toalha de papel para absorver a umidade restante. Para remover qualquer resíduo deixado pela água micelar, enxágue a escova e, desta vez, molhe as cerdas com água destilada. Repita os passos iniciais para limpar a malha.

Deixe-os secar por pelo menos duas horas antes de colocá-los de volta no estojo. Evite qualquer umidade extra no ouvido (lembre-se: germes adoram ambientes quentes e úmidos, diz Hildrew).

Se a cera estiver difícil de remover, uma pequena quantidade de água oxigenada (apenas concentração de 3%) na escova pode ajudar. Evite usar algo afiado ou abrasivo, pois pode danificar a malha. Seque a malha com uma toalha de papel.

3. Limpe a superfície dos fones

Passe um pano seco ou um cotonete nos pontos de carregamento de metal (os pequenos pontos magnéticos que se conectam aos pinos no estojo de carregamento). Isso ajuda a remover resíduos de produtos para cabelo, protetor solar ou repelente de insetos.

Umedeça levemente o pano com água destilada ou com sabão, ou com álcool isopropílico, e passe no restante do fone.

Se houver sujeira restante, use a ponta de um fio dental para removê-la com cuidado. Fita adesiva ou massa adesiva também podem ajudar a absorver resíduos.

Limpar fones over-ear é ainda mais fácil

A limpeza de fones over-ear requer uma estratégia diferente — e bem mais simples. Basta passar um pano úmido nas almofadas do arco e nas partes dianteiras e traseiras, além dos deslizantes.

Passe o pano pelas almofadas em movimentos circulares pequenos. Limpe as partes internas com um pano seco, pois um pano úmido pode danificar os eletrônicos delicados.

Algumas marcas, como Bose, recomendam o uso de álcool isopropílico no exterior de plástico; outras, como Sony, alertam que solventes podem desgastar os materiais dos headphones. Por isso, leia as instruções que acompanham seus fones.

Embora possa parecer incômodo limpar os fones após cada treino, leva apenas um ou dois minutos, e isso pode evitar dores de ouvido e uma visita ao médico.